Senai-RS atua em rede para ajudar no combate à pandemia

O Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, sediado em São Leopoldo, está atuando em três frentes para ajudar no combate ao Coronavírus. Ele integra a rede nacional de institutos de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está desenvolvendo ações em diferentes áreas.

A primeira frente é ajudar a solucionar a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Junto ao ISI Polímeros, analisamos sete diferentes protótipos de protetores de face (Face Shields) para serem utilizados por profissionais da saúde, levando em consideração segurança, conforto do usuário e a velocidade na fabricação. A ideia é que alguma empresa possa produzir em escala”, explica Victor Gomes, gerente do Instituto de Inovação em Metalmecânica. Esta iniciativa faz parte de uma rede local, integrada por universidades, institutos de pesquisa, empresas e pessoas voluntárias.

A segunda ação consiste em desenvolver um sistema inteligente para a triagem remota de pacientes com Covid-19, com mínimo contato com profissionais da saúde. “Com base na China, Itália e Espanha, estima-se que entre 20% e 25% das pessoas contaminadas são profissionais da saúde. Queremos auxiliar para a redução dessa taxa e já achamos o parceiro industrial para isso.” explica Victor Gomes.  O projeto foi submetido à aprovação pelo Edital de Inovação contra o Covid lançado pelo Senai Nacional.

A terceira frente integra uma rede nacional que está auxiliando na manutenção de respiradores/ventiladores pulmonar hospitalar já existentes, também formada por empresas e universidades. As ações do Instituto se juntam às iniciativas do ISI Polímeros de contribuir na produção de álcool em gel e itens de Proteção Individual (máscaras, aventais e luvas).

Publicado quarta-feira, 25 de Março de 2020 - 17h17