O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, enviou hoje ao governador Eduardo Leite a carta encaminhada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao presidente Jair Bolsonaro. Tanto a CNI quanto a Federação propõem a reativação gradual da economia. A FIERGS também está se posicionando em apoio aos prefeitos que, utilizando a flexibilização do decreto estadual, estão permitindo a reabertura de fábricas desde que mantidos todos os cuidados diante da Covid-19.  Foi o que aconteceu hoje no Vale do Caí. “A CNI, como a FIERGS, está preocupada com a sobrevivência das empresas e a preservação dos empregos, e objetiva encontrar alternativas conjuntas para a reativação gradual da economia, que resultará na geração de renda e receita de impostos, ao mesmo tempo mantendo todos os cuidados necessários em relação à Covid-19”, ressaltou Gilberto Petry ao governador.

A Associação dos Municípios do Vale do Caí decidiu que, a partir de segunda-feira (30), as indústrias podem retomar as atividades normais, desde que adotadas todas as medidas de prevenção, inclusive de distanciamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Funcionários que integram o grupo de risco devem continuar afastados das atividades. A mesma medida vale para o comércio, mas cada município irá regulamentar por decreto a capacidade máxima de clientes por loja simultaneamente.

Publicado sexta-feira, 27 de Março de 2020 - 18h18