FIERGS potencializa atuação sindical

A criação da Unidade de Desenvolvimento Sindical da FIERGS (Unisind) foi anunciada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, durante a Reunião Sindical realizada nessa sexta-feira (4), por meio da plataforma Teams. “Minha primeira gestão serviu para valorizar o empresário industrial e os sindicatos”, disse o presidente da FIERGS em sua manifestação na abertura do evento, lembrando a criação do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial (Conase), coordenado pelo vice-presidente Gilberto Ribeiro, e agora também a Unisind. “É um portal de entrada dos sindicatos na FIERGS”, reforçou.

Para sua segunda gestão, iniciada no último mês de julho, Gilberto Petry destacou que o objetivo passa a ser o de incentivar ainda mais o associativismo e a representatividade sindical. Para isso, a Unisind começa a atuar a partir de setembro e se dedicará, exclusivamente, aos sindicatos filiados à FIERGS, sob coordenação de Gilberto Ribeiro e tendo como vice Gerson Haas. A Unisind foi uma demanda de pesquisa realizada entre os sindicados industriais associados à FIERGS, quando se constatou a necessidade de uma área dedicada e focada em atendê-los. Também respondendo à manifestação dos sindicatos, a Unisind criou o Prosind – Programa de Desenvolvimento Sindical, que objetiva a potencialização da atuação sindical e o fomento do associativismo.

Durante a reunião, que contou com mais de 80 participantes, a gerente-executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena, apresentou algumas das pautas prioritárias da CNI, entre elas o aperfeiçoamento da modernização trabalhista e a simplificação previdenciária, dentro de uma agenda dinâmica construída com a colaboração de todos os sindicatos industriais. O cenário e as ações nas Relações do Trabalho no Brasil, o panorama das negociações coletivas 2020, além da atuação do Núcleo de Acesso ao Crédito também foram discutidos na reunião.

Publicado sexta-feira, 4 de Setembro de 2020 - 16h16