A importância da educação para reciclagem dos materiais está entre os temas centrais do setor plástico gaúcho em 2021. Por isso, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Braskem e sindicatos do setor vão realizar ao longo de 2021 os ciclos de capacitação “Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções”.

A iniciativa é voltada a vereadores e assessores parlamentares de diferentes regiões do RS. A ideia é debater, refletir, e, principalmente, esclarecer questões técnicas sobre aspectos econômicos, ambientais e culturais da utilização do plástico na sociedade. Serão nove edições ao longo de 2021.

A próxima ocorre nessa quinta-feira, dia 13 de maio, às 14h, para representantes da Região da Serra. A transmissão será pelo Canal do YouTube do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), que conjuntamente com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi), é o parceiro para essa edição. Clicando aqui, é possível ativar um lembrete para o dia da live: .

“Este evento de capacitação para o setor público, assim como todas as outras ações que envolvam a sociedade, são de extrema necessidade para garantirmos um futuro sustentável. As futuras gerações vão consumir muitos recursos, necessários para terem qualidade de vida e, para isso, precisamos aprender e evoluir muito neste sentido, envolvendo todas as pessoas em uma nova cultura de consumo responsável”, comenta o Vice-Presidente do Simplás, Eugênio Antônio Misturini.

Ele destaca que “a cadeia de transformação vem se mobilizando mundialmente para inserir novas tecnologias para reciclar e respeitar o meio ambiente. Mas também precisamos de políticas bem implementadas, educação, fiscalização e controles em todos os níveis da sociedade e da cadeia produtiva para que, juntos, possamos alcançar os objetivos”.

O presidente do Simplavi, Ivanio Ângelo Arioli, reforça o posicionamento. “Além da sociedade como um todo, precisamos ampliar esse debate junto ao meio político, que inclui vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais. Eventos como esse contribuem para elevar a visão de todos em relação ao uso do plástico e seus benefícios em prol da sociedade. Nesse momento de pandemia, por exemplo, o material é essencial para as tele-entregas e na área da saúde”, afirma.

Primeira edição de 2021

A primeira edição do “Plástico e Políticas Públicas” ocorreu em 8 de abril para representantes da Região Metropolitana. “Precisamos conscientizar as pessoas e mudar suas crenças. E isso se faz com educação e compartilhamento de informação e conhecimento. O plástico é reciclável, só precisamos aprender a dar o destino correto a ele”, ressalta o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), Gerson Haas. Ele traz exemplos de ações que já vem sendo realizadas por grandes empresas – como a reutilização dos plásticos recolhidos em rios para a criação de novos produtos.

Abaixo, assista o vídeo da primeira edição do evento em 2021:

quarta-feira, 12 de Maio de 2021 - 11h11