Você está aqui

O Sesi Conecta Saúde, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e realizado de forma on-line de 21 a 23 de junho, teve mais de 27 mil inscritos que puderam assistir palestras de especialistas sobre saúde no mundo do trabalho. O evento teve três temas, um por dia: segurança e saúde no trabalho, saúde mental e promoção da saúde. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, afirmou, na abertura do evento, que “o Sesi estará ao lado das indústrias promovendo a saúde integral dos seus trabalhadores, pois como sabemos e priorizamos, é esse fator essencial para o sucesso dos produtos fabris no Brasil e no âmbito internacional. Sem dúvida alguma, saúde e cuidado são requisitos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social que almejamos”. 

Tecnologia: transformação e antifragilidade para um maior desenvolvimento econômico, pelo economista Ricardo Amorim abriu o evento. Amorim ressaltou a expectativa do crescimento da economia brasileira ao longo de 2021, especialmente a partir do segundo semestre com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e, consequentemente, um controle mais efetivo da situação da pandemia como redução da contaminação, das hospitalizações e dos óbitos em decorrência do novo coronavírus. Com relação à importância dos cuidados com a saúde, Amorim enfatizou que sempre foi fundamental, mas é cada vez mais, principalmente pela transformação na pirâmide etária brasileira, com aumento da população das pessoas com faixa etária acima de 59 anos. “Á medida que aumenta a idade da população a necessidade de cuidar de saúde aumenta, isso na minha opinião é uma responsabilidade coletiva da sociedade brasileira”, afirmou. De acordo com Amorim, a garantia de acesso a serviços qualificados de saúde é responsabilidade do governo, mas também das empresas e das próprias pessoas. “Pessoas mais saudáveis produzem mais e melhor e as pessoas precisam cuidar das suas vidas, os outros não vão resolver”, declarou.

No mesmo dia, aconteceram as palestras “Limbo Previdenciário”, com Marcos Mendanha, médico do trabalho e advogado; e “Abordagem integrada para a segurança, saúde e bem-estar do trabalhador”, com Chia-Chia Chang, mestre em Saúde Pública.  Ela destacou que as empresas precisam pensar em ambientes saudáveis, a fim de evitar problemas como absenteísmo e presenteísmo. "Um conceito integrativo com foco na qualidade de vida com relação a fatores ambientais, organizacionais e psicossociais relacionados à saúde e ao trabalho, permite que os trabalhadores alcancem seu pleno potencial", declarou, Chia-Chia Chang.

LEIA MAIS SOBRE O PRIMEIRO DIA

A saúde mental foi o tema principal do segundo dia de programação do Sesi Conecta Saúde. "Muito além dos compromissos ambientais, embora a agenda seja inegociável, não haverá organização sustentável com pessoas que sofrem", declarou a especialista em felicidade Carla Furtado. Conforme ela, um desenho efetivo de bem-estar começa a partir do centro das organizações e gira essencialmente em torno do propósito. "Qual o impacto positivo que ela gera no mundo? O que ela deseja alcançar? Partimos desse ponto comum, as pessoas se questionam o porquê de irem trabalhar todos os dias e a significação do trabalho tem um valor importantíssimo na promoção da felicidade de quem trabalha", pontuou.

Com estatísticas e resultados de diversos estudos realizados ao redor do mundo, Carla comentou casos emblemáticos sobre os transtornos mentais. Entre os exemplos citados por ela esteve o fato de que o Brasil é o país com maior número de pessoas com diagnóstico de depressão, o que representa 9,3% da população. Segundo ela, é preciso que se fale tanto no âmbito corporativo, quanto no âmbito da educação e da especialização sobre quais são os riscos de não olharmos de maneira muito profunda e responsável para o bem-estar de quem trabalha. A especialista disse ainda que um programa de saúde integral precisa ser um valor nas empresas e deve ser cogerido por todos os líderes.

O psiquiatra, professor e escritor Diogo Lara, falou sobre Resiliência, adaptação e restauração frente ao caos. O psiquiatra Daniel de Barros abordou a Saúde Mental na Pandemia e a psicóloga e antropóloga Susan Andrews palestrou sobre Gerenciamento do estresse e equilíbrio emocional. Ela defende que tudo o que acontece ao redor das pessoas afeta o sistema nervoso e, quando cronicamente estimulado pode resultar em inflamações e doenças cardiovasculares e pulmonares, diabetes, obesidade, demência, entre outros. Para se libertar dos transtornos mentais é preciso, além da terapia, saber regular o organismo. “Tudo isso começa com a respiração”, destaca.

LEIA MAIS SOBRE O SEGUNDO DIA

No último dia do Sesi Conecta Saúde, o futurista Tiago Mattos abriu a tarde falando em "Reflexões sobre novas tecnologias e o futuro do trabalho”. Desde o início da pandemia, conforme Mattos, muitas empresas começaram a buscar saber mais sobre o futuro dentro do ambiente de trabalho. “O cenário da maioria das empresas é de pouco engajamento, pelo menos três quartos das pessoas não estão conectadas à missão e ao propósito da empresa de fato”. De acordo com ele, em contrapartida, há uma parcela das equipes, mesmo que minoritária, que de fato “vestem a camisa” da empresa na qual trabalham. "Não há como ser saudável se o nosso ambiente profissional é hostil, sempre estaremos desconfortáveis. Precisamos estar em um ambiente onde a gente se sinta bem, remando para o mesmo lado e não cada um por si".

Se uma pessoa é mais vinculada ao passado, não quer fazer mudanças, por exemplo. E quem está mais ligado ao futuro, quer promover transformações. “Grande parte do recrutamento das empresas é feito ignorando isso, o que faz muita gente ter um certo sofrimento no dia a dia e, naturalmente, isso tem um impacto na saúde mental”. Um evento como o Conecta Saúde, segundo Mattos, deixa um grande legado para a sociedade. “Temos que aprender, desaprender, reaprender. No final, a única coisa que fica, é o nosso legado”, finalizou Mattos.

O evento contou ainda com palestra do geriatra e professor, Emílio Moriguchi. Ele explicou que o mais importante impacto para a saúde e para a vida longa é a integração social. Para ele, além de cultivar hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos e manter a alimentação equilibrada, é essencial nutrir relações positivas. “O que nos traz saúde e longevidade é estarmos felizes e com boas companhias. Esse é o grande segredo da longevidade”,disse. Antes o especialista em medicina do futuro, Pedro Schestatsky, falou sobre a Medicina do Futuro: Preditiva, preventiva, pró-ativa, personalizada e parceira.

A última palestra foi do oncologista, Drauzio Varella, que chamou a atenção para a importância da atividade física regular. “O corpo humano é uma máquina que foi desenhada para o movimento, ficar sentado o tempo todo cria problemas”, ressaltou.

LEIA MAIS SOBRE O TERCEIRO DIA

Publicado sexta-feira, 25 de Junho de 2021 - 16h16