Comitiva do Ministério da Defesa visita Instituto Senai de Inovação

Uma comitiva do Ministério da Defesa, liderada pelo diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), general de divisão Luis Antônio Duizit Brito, e pelo diretor de Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), brigadeiro do ar José Ricardo de Meneses Rocha, esteve na manhã da terça-feira no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas de Metalmecânica, em São Leopoldo. O grupo foi recebido pelo vice-presidente da FIERGS e coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa), Gilberto Ribeiro, que falou nas oportunidades de negócios que existem entre indústrias e o Exército Brasileiro.

O objetivo da visita foi apresentar as ações do Ministério da Defesa e oportunidades para a indústria gaúcha e conhecer a estrutura instalada e os serviços disponibilizados pelo Instituto Senai Metalmecânica, visando conectar e aproximar as competências industriais com os serviços de inovação, em especial Inteligência Artificial.

O general Duizit Brito apresentou o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SisCAPED), com o intuito de estimular o cadastro de Empresa de Defesa e Estratégias de Defesa, além de divulgar a 2ª Turma do Curso de Educação a Distância sobre Economia de Defesa, uma capacitação formulada pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa, com o apoio da CNI. O general também abordou alguns temas como o acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E), entre os governos do Brasil e Estados Unidos, que tem por objetivo a cooperação mais eficiente e a maior interoperabilidade no campo de projeto de pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação.

O evento contou também com a participação do diretor da FIERGS, José Luiz Bozzetto e do diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Carlos Trein, e a apresentação do Instituto, pelo gerente Victor Gomes. Após a reunião, a comitiva conheceu os laboratórios do ISI.

Publicado quarta-feira, 25 de Agosto de 2021 - 11h11