Realizada no ano passado de forma virtual em função da pandemia (foi cancelada em 2020), a Feira de Hannover está volta de forma presencial até a próxima quinta-feira, 2 de junho. Na abertura da edição que marca os 75 anos da feira, no domingo, o prefeito Belit Onay destacou que a feira voltou a viver, assim como a cidade que ele administra. “A inovação da Alemanha, da Europa e do mundo nasce aqui”, disse. Já o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que seu governo tem dado todo o suporte às empresas afetadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, especialmente na questão energética. Ele assegurou incentivos às tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, e apelou para que empresas reduzam a utilização de energia fóssil. A FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios, promove uma missão prospectiva à feira alemã, acompanhada pelo presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry e mais de 90 integrantes de todo o Brasil.

Crédito foto: Enir Grigol

O presidente da Associação Industrial da Alemanha, Karl Haeusgen, pediu para países e blocos concluírem acordos iniciados, explicando que mercados abertos reduzem dependências. Discurso compartilhado pelo primeiro-ministro de Portugal, país parceiro da feira em 2022, Antonio Costa. Para Costa, as relações da União Europeia devem estar ligadas ao Mercosul. “É o nosso futuro”, afirmou.

Além da feira na Alemanha, principal vitrine de tecnologia industrial do mundo, parte da delegação da missão prospectiva da FIERGS, acompanhada de representantes do governo do Estado, irá também aos Países Baixos, onde a partir da quarta-feira (1º de junho) fará visitas técnicas a indústrias e parques eólicos offshore para tratar de energias renováveis. Haverá encontros estratégicos com autoridades do governo e empresas holandesas.

Crédito foto: Enir Grigol

A missão conta com a parceria do governo do RS, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e o Escritório da Holanda no Rio Grande do Sul.

Este ano, a Feira de Hannover conta com 2,5 mil expositores, e está centrada na transformação industrial, focando em dois eixos: descarbonização e digitalização dos processos industriais.

Publicado segunda-feira, 30 de Maio de 2022 - 11h11