Uma missão de empresários, entre eles o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, e de representantes do governo do Estado do RS, está na Holanda. Um grupo de cerca de 20 pessoas, que acompanhava a Feira de Hannover, na Alemanha, voltada à tecnologia industrial, começa uma nova etapa da viagem, direcionada a energias renováveis, infraestrutura e às melhores práticas operacionais e ambientais. Serão três dias de reuniões com empresários holandeses e investidores do país que é um dos mais avançados no desenvolvimento e instalação de projetos em parques eólicos.

A primeira etapa da visita, na quarta-feira, se deu no complexo portuário de energia de Eemshaven, em Groningen, responsável pela produção de cerca de um terço da energia do país. O local tem o maior parque eólico em terra na Holanda, com centenas de cataventos, e mais 17 parques eólicos no mar (offshore), além de projetos inovadores voltados à geração de hidrogênio verde. Os integrantes da comitiva foram guiados pelo terminal portuário e também estiveram em uma reunião organizada pela Groningen Seaports, responsável pelas operações logísticas e de infraestrutura no porto.

Em seguida, o grupo assistiu uma apresentação sobre o parque eólico de Emmelord, na cidade de Noordoostpolder. Ao longo dos diques, estão instaladas 86 turbinas na água e em terra, que geram cerca de 1,4 bilhão de kWh anualmente, capaz de abastecer 400 mil residências. Nesta quinta-feira, a delegação gaúcha conhece o Windpark Krammer e, depois, participa de uma reunião e painel com empresários em Haia. À noite, ocorre uma recepção e encontro de networking na Embaixada do Brasil.

Além do presidente da FIERGS, integram a comitiva oito integrantes do governo do Estado, entre eles o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e seis executivos de empresas ligados à área de energia.

FEIRA DE HANNOVER
Outro grupo da missão prospectiva promovida pela FIERGS e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) permanece em solo alemão, na Feira de Hannover, que termina nessa quinta-feira. São representantes de mais de 60 empresas do Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais participando da missão que conta com a parceria do governo do Estado, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e Escritório da Holanda no Rio Grande do Sul.

Publicado quinta-feira, 2 de Junho de 2022 - 11h11