Desafios e benefícios da Economia Circular para a indústria

A Economia Circular traz desafios naturais e a oportunidade de novos negócios para a indústria brasileira, destacaram os participantes da segunda edição do Circulando – Conexões, Desafios e Oportunidades, realizada no formato híbrido, pela FIERGS. E a ampliação desta discussão é importante, pois torna o tema mais próximo e de fácil compreensão, a fim de viabilizar projetos seguros e confortáveis. Foi o que debateram os CEOs da Indústria Fox Economia Circular, Marcelo Souza, e da Telite S/A, Leonardo Retto, além da head na gestão de produtos e inovação na Orquídea Alimentos, Sandra Muz Vaz.

O evento ocorreu na terça-feira, em uma promoção da FIERGS, por meio do Conselho de Meio Ambiente (Codema) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), com parte do público presente e o restante acompanhando por transmissão pelo canal da entidade no Youtube. “O modelo circular de produção concentra esforços no máximo aproveitamento de recursos, e assim promove a menor retirada do ambiente natural, bem como potencializa a geração de valor do negócio”, afirmou o coordenador do Codema, Newton Battastini, em sua manifestação de abertura, ressaltando a necessidade de a Economia Circular ser uma agenda comum entre todos os setores da sociedade.

Marcelo explicou as diversas etapas de um processo de Economia Circular, que inclui compartilhar, reutilizar, remanufaturar e reciclar. Falou também do trabalho executado por sua empresa, oferecendo soluções com elaboração, acompanhamento e execução de projetos de eficiência energética, de gestão ambiental e de sistemas de reciclagem.

Sandra apresentou o projeto Orquídea Eco, que a partir do trigo utilizado na empresa para a fabricação de produtos alimentícios, aproveita o farelo que sobra como base para uma linha de produtos biodegradáveis, entre eles tigelas e potes para sorvetes.

Por fim, Leonardo mostrou como atua a indústria por ele comandada, que transforma material por meio de soluções sustentáveis. Entre os produtos, estão telhas com 100% de material reciclado obtido em coletas seletivas, e telhas com tecnologia de grafeno para captação de luz solar, gerando energia elétrica para residências e comércios a baixo custo.

A segunda edição do Circulando teve a mediação do consultor jurídico em governança na gestão sustentável, Marcino Fernandes.

Assista ao 2º Circulando - Conexões, Desafios e Oportunidades da Economia Circular na íntegra:

Publicado quarta-feira, 28 de Setembro de 2022 - 15h15