Você está aqui

Para tratar de oportunidades de investimentos do setor de óleo e gás no Rio Grande do Sul, o presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, se reuniu com industriais gaúchos a convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry. Foi na tarde desta sexta-feira, na sede da entidade. Prates visitou pela primeira vez a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas, e antecipou que na segunda-feira anunciará um investimento relevante para o Polo Naval de Rio Grande.

Segundo Prates, a Petrobras está em processo de revisão de um plano estratégico para os próximos quatro anos. “Temos preocupação com a indústria naval do Rio Grande do Sul, saberemos conduzir isso da melhor forma, definir o que poderemos demandar para estaleiros brasileiros e o que utilizaremos de conteúdo local”, disse ele, em entrevista coletiva após a reunião, ao lado do presidente Petry.

Em relação à estratégia comercial da companhia, Prates ressaltou, porém, que a estatal atuará com equilíbrio. Além disso, garantiu que a Petrobras não irá “doar nem subsidiar combustível”, respeitará a referência internacional, mas jamais se tornará “refém da paridade de importação”.

De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, também presente à entrevista, no ano de 2014, auge da indústria naval brasileira, o setor chegou a empregar 82 mil pessoas no País, sendo 7 mil apenas na cidade de Rio Grande. Também participaram o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França, e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia, Cláudio Schlosser.

Publicado sexta-feira, 26 de Maio de 2023 - 19h19