RS Moda: presidente da FIERGS aborda reforma tributária e taxação de importação de plataformas digitais

O RS Moda, principal evento de moda do Rio Grande do Sul, acontece nesta terça (11) e quarta-feira (12) em seu retorno à casa da indústria gaúcha, no Centro de Eventos FIERGS. A abertura oficial ocorreu na manhã desta terça, com a presença de autoridades e expositores. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, ressaltou a importância da indústria da moda. “Composta por uma cadeia extensa e capilarizada, impulsiona vários segmentos da economia. Atuamos em um mercado global altamente competitivo, onde o nosso Estado se destaca tendo exportado US$ 55,8 milhões no ano passado”, reforçou Petry, lembrando que se trata de um setor bastante impactado pelas dificuldades da economia brasileira.

“A aprovação da Reforma Tributária, que traz embutida a simplificação do sistema de arrecadação de impostos, é um avanço histórico em benefício da economia do País e ajudará a vencer essas dificuldades. Porém, outras questões específicas e urgentes necessitam de solução, como a violenta concorrência das plataformas estrangeiras de vendas pela internet”, declarou, referindo-se à decisão do governo federal de não taxar importações de até US$ 50 nas compras on-line. “Não é justo que a indústria e o comércio brasileiros sejam tributados e seus competidores internacionais fiquem isentos”, destacou.

Já o CEO da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, ressaltou a força do setor. “A indústria têxtil e de confecção gaúcha e brasileira têm o protagonismo da nossa industrialização e, além da base industrial, das pessoas que lá trabalham, das máquinas e equipamentos, ela está totalmente conectada à economia criativa. O RS Moda traz o que de melhor temos e, certamente, é um evento que se consolida e resultará em maior sucesso aos expositores”, projetou.

Também reforçou a fala do presidente da FIERGS sobre a taxação das plataformas digitais e a reforma tributária. “É inadmissível que haja contribuintes de categorias diferentes, uns que não pagam e os outros pagam impostos. Quando entrarem em vigor as medidas que foram anunciadas, que nós tenhamos a devida isonomia tributária, que não sacrifique, não prejudique e não traga injustiça para aqueles que investem no Brasil”, finalizou.

Participaram da abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representando o governo estadual, o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs), Sílvio Colombo, o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger, entre outras autoridades.

A organização do evento é do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), por meio do Centro de Eventos FIERGS, e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul. O RS Moda tem como marca a moda independente, criativa e autoral com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor, por meio da produção sustentável, inovação e novas técnicas e tecnologias. Serão dois dias de conexões, workshops, palestras com nomes relevantes do segmento, desfiles e muita geração de negócios. O evento ocorre de forma paralela ao Inspiramais, salão do setor calçadista que apresenta inovações em design e tendências.

O RS Moda conta com o patrocínio do Badesul, o apoio da Maxi Acessórios e da Pompeia. O oferecimento é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

Publicado Terça-feira, 11 de Julho de 2023 - 15h15