Evento da FIERGS destaca importância da formação de professores para apropriação das tecnologias digitais

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou, nesta quarta-feira (9), o segundo encontro do 1º Ciclo de Debates sobre Educação, Inovação e Trabalho, organizado pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da entidade. Empresários, educadores e gestores públicos trataram do tema em encontro no Instituto de Formação de Professores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em Porto Alegre, e discutiram os desafios e as oportunidades da tecnologia e da inovação na construção de uma educação transformadora.

O superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, destacou a importância da formação dos professores para que possam tirar o melhor proveito da tecnologia, que precisa ser vista como um meio para a promoção da aprendizagem, e não como um fim. “Não adianta comprar uma lousa digital ou investir em um computador para as escolas sem analisarmos o que vem antes disso. Essa é a principal discussão que precisamos levantar. Ou nós aprendemos a lidar com a tecnologia, ou perdemos o bônus que ela pode trazer. Então, o impacto positivo tem que ter a contribuição do professor, agente fundamental nesse processo”, disse ao mencionar o papel do Instituto de Formação de Professores, um espaço para que os docentes tenham a condição de usar a tecnologia ao seu favor. “Dá para usar o celular em sala de aula, sim, mas apenas se soubermos lidar com essas mudanças e evoluções”, afirmou o superintendente.

Também participaram do painel o secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), Raphael Ayub, o diretor de User Experience Design na Apple Developer Academy em Porto Alegre, Franz Figueroa, e o CEO da Novus e conselheiro Citec, Marcos Dillenburg. Ayub disse que as ações do Estado estão em consonância com as iniciativas do Sesi-RS em prol de uma educação mais tecnológica. “Estamos em um processo de transformação do ensino. Mas enquanto não transformamos por completo, devemos plantar algumas sementes em trilhas de aprendizagem, de empreendedorismo, de educação financeira, da internet das coisas. Assim, poderemos preparar nossos jovens para o mundo de hoje”, falou.

Já o Head de UX Franz Figueroa ressaltou que a transformação deve ser encarada como uma constante. Ou seja: os profissionais da educação precisam estar preparados para o desconforto de aprender, reaprender e desaprender todos os dias a utilizar as ferramentas e adaptar o sistema de ensino de acordo com as necessidades e o ecossistema tecnológico dos alunos hoje. “Se queremos proporcionar uma educação inovadora, temos que estar dispostos a correr o risco de errar. De fazer de novo aquilo que não deu certo. Ter o mindset de que o erro faz parte do processo”, disse.

Dillenburg, por sua vez, considera que não é responsabilidade apenas dos educadores, das instituições e do governo “entregar” os profissionais prontos para o mercado. Para ele, a indústria e as empresas privadas também devem contribuir para o desenvolvimento dos jovens. “Se, antes, a visão de trabalho era crescer profissionalmente por meio do esforço e da competência, hoje, as novas gerações alcançam recompensas maiores e reconhecimentos a partir das soft skills, da ambidestria, da capacidade de lidar com a dose certa de capacitação técnica e de habilidades emocionais”, explicou.

Após o debate, o público participou de uma experiência interativa no FabLearn do Instituto de Formação de Professores do Sesi-RS, espaço que está vinculado à metodologia “mão na massa” adotada nas escolas de Ensino Médio do Sesi, que proporciona a aprendizagem por meio da prática com a integração dos conhecimentos científicos, a música e movimento e a gameficação.

DEBATES CITEC
A iniciativa parte da visão de que não há inovação possível sem o olhar atento para as pessoas. Por isso, a FIERGS, por meio do Citec, busca promover debates estratégicos e fomentar ações e parcerias com o objetivo de reimaginar um sistema educacional amplo, inclusivo e focado em uma pedagogia tecnológica, que coloque os alunos no centro da aprendizagem e envolva na discussão as instituições, empresas e profissionais da educação. Dessa forma, a FIERGS pretende ampliar o interesse e a conexão com os futuros trabalhadores em um cenário pós-pandêmico, aumentando também o engajamento e a requalificação dos professores atuais.

O próximo bate-papo do 1º Ciclo de Debates Citec ocorrerá durante o Sesi Com@Ciência, entre 10 e 11 de outubro.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 9 de Agosto de 2023 - 16h16