Demonstrador mostra Indústria 4.0 mais perto das empresas

Responsáveis por impulsionar os mais modernos polos produtivos internacionais da atualidade, as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 - como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas, Big Data, e Computação em Nuvem e sensoriamento digital - podem ser aplicadas em ambientes fabris mais antigos, compostos por máquinas e equipamentos não-nativos digitais. Essa é a mensagem que a 32ª Mercopar leva ao público com a Célula Conceito Indústria 4.0, iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Senai-RS e o Sebrae-RS, que este ano apresenta o Demonstrador de Tecnologias 4.0.

O espaço que simula uma célula de uma linha de manufatura terá uma estação injetora de polímero (matéria prima do plástico) que fará a produção em tempo real de um copo reutilizável. Com o auxílio de um técnico, o público poderá acionar os controles do Demonstrador por meio de um tablet e, de quebra, levar o utensílio como brinde. Durante cerca de dois minutos, é possível acompanhar todo o processo, desde a encomenda de produção, passando pelo molde até a entrega do utensílio.

“O Demonstrador mostra ser possível, mesmo em ambientes fabris não nativos digitais, usar tecnologias habilitadoras, de fácil integração e que trarão ganhos importantes de produtividade, afirmou o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “As tecnologias presentes no Demonstrador são de empresas brasileiras e, inclusive, algumas foram desenvolvidas no Brasil em projetos de cooperação entre as empresas brasileiras e os Institutos Senai-RS, utilizando fomento nacionais, como Embrapii, FUNTEC, FINEP e do próprio Senai”, destacou ele.

O processo de produção do copo de plástico é apenas uma das centenas de aplicações da tecnologia, que funciona como uma solução transversal e de integração de sistemas digitais para diferentes nichos da indústria e que visa diminuir o tempo de resposta para otimizar a produção e antecipar eventuais problemas técnicos.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 18 de Outubro de 2023 - 12h12