A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) destaca que a desoneração da folha de pagamentos é uma estratégia utilizada pelos governos para reduzir os custos trabalhistas para as empresas, tornando mais atrativa a contratação de novos funcionários. Por isso, é importante que seja mantida, preservando os empregos da indústria. Segundo análise da FIERGS, caso a desoneração seja revogada, cerca de 413 mil empregos poderão estar em risco no setor industrial gaúcho.

Para a FIERGS, acabar com a desoneração da folha aumenta a carga tributária e o custo do trabalho. No acumulado do ano até setembro, a Indústria do Brasil apresentou queda da produção de 0,2% em relação ao mesmo período de 2022. Na Indústria gaúcha, o tombo foi ainda maior: -5,1%. No mesmo período, a geração de empregos na Indústria brasileira foi 28% menor frente a janeiro a setembro do ano passado. No RS, essa queda foi de 79%. Aumentar impostos sobre a contratação de trabalhadores tende a piorar esse quadro, alerta a entidade.

Publicado sexta-feira, 24 de Novembro de 2023 - 17h17