A Agenda Legislativa da Indústria 2024, com o posicionamento do setor para 56 proposições que tramitam na Assembleia Legislativa gaúcha, foi entregue pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) a deputados da Bancada Estadual, nesta segunda-feira (11).  “A Agenda tem como propósito posicionar a entidade frente a dificuldades que possam atrasar ainda mais o desenvolvimento da sociedade gaúcha. Este documento representa um mapa de voo que nos guiará na direção correta, delineando os posicionamentos necessários para enfrentar as matérias que causam problemas para a nossa economia, pois uma distorção na economia sempre terá repercussão na sociedade. A colaboração entre a FIERGS e o Legislativo, através do diálogo construtivo, será fundamental para que possamos promover um ambiente propício para o crescimento do Rio Grande do Sul”, disse aos deputados o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, definindo também como inadequada a ideia do Governo do Estado de cortar os incentivos dos setores produtivos, onerando o consumidor e freando a retomada econômica.

O documento, elaborado pelo Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) da FIERGS com base em pareceres dos Conselhos Temáticos da entidade, está dividido em sete áreas: Agroindústria, Infraestrutura, Inovação e Tecnologia, Meio Ambiente, Relações do Trabalho, Sistema Tributário e Interesse Setorial. Nos sete capítulos estão descritos cada projeto, com identificação do seu autor, a situação básica da tramitação e a opinião da entidade. “Esta publicação sintetiza o trabalho realizado pelo Conselho de Articulação Parlamentar de prospecção e monitoramento de proposições apresentadas na Assembleia Legislativa pelos nossos parlamentares. Também conecta as análises apuradas das equipes técnicas dos conselhos e seus integrantes, que avaliaram detidamente a legalidade e o mérito das matérias”, afirmou o coordenador do Coap, Cláudio Bier.

O presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), Adolfo Brito, reforçou o diálogo entre a Casa Legislativa e a FIERGS, mostrando a importância que a ALRS dá para a indústria gaúcha. “Esta Agenda Legislativa é o encontro singular de quem produz e quem tem a responsabilidade de elaborar as leis no Estado. O Poder Legislativo, com seus 55 parlamentares, é a representação completa da sociedade gaúcha”, observou Brito, destacando que uma de suas prioridades à frente da presidência da Assembleia será a de dar uma atenção especial a projetos de irrigação. “Precisamos pensar nisso e trabalhar em cima deste tema”, salientou.

Gilberto Porcello Petry e Cláudio Bier entregaram um exemplar da Agenda Legislativa da Indústria ao presidente Adolfo Brito, que antes da reunião-almoço se reuniu com os dois dirigentes no gabinete da Presidência da FIERGS.

Participaram do evento os deputados Adriana Lara, Airton Artus, Delegada Nadine, Delegado Zucco, Felipe Camozzato, Guilherme Pasin, Gustavo Victorino, Joel Wilhelm, Marcus Vinicius e Pepe Vargas, além dos representantes dos deputados Capitão Martim, Elton Weber, Edvilson Brum, Sergio Peres e Professor Cláudio Branchieri. A Agenda completa poderá ser acessada em https://www.fiergs.org.br/servicos/area/articulacao-parlamentar.

Publicado segunda-feira, 11 de Março de 2024 - 16h16