Ação Global registra mais de 45 mil atendimentos em Igrejinha

A Ação Global registrou 45.022 atendimentos no último sábado (18), no Parque da Oktoberfest em Igrejinha, com público de 9.332 pessoas. Promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), juntamente com a Rede Globo, o evento teve como tema Mulher - Agente de Transformação − Protagonista da Sociedade. "A cada ano a Ação Global tem uma evolução. A união de forças é fundamental para a solução de problemas", afirmou o diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. O prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, enfatizou o voluntariado neste evento. "Temos o espírito da parceria e do voluntariado", lembrou. A jornalista da RBS TV, Rosane Marchetti, deu seu depoimento na abertura do evento, enfatizando o tema mulher e a importância de se cuidar. O evento, realizado simultaneamente e todos os Estados do País, ainda teve a presença do ator global André Arteche.

A industriária Vera Lúcia dos Santos chegou cedo para fazer a segunda via da sua carteira de identidade. "Estou achando muito bom e gostaria que tivesse mais vezes", disse ela. Na mesma fila, a professora Carla Hax Hartleben, destacou que o serviço não é oferecido na cidade e para fazê-lo ela precisaria ir a Taquara. "É uma excelente oportunidade para que possamos atualizar documentos, além de ter orientações sobre outros assuntos", contou.

Olivar Bonfant, professor, explicou que veio de Parobé para participar do evento. "Já havia participado de um na minha cidade e gostei muito", disse ele. Olivar cortou o cabelo e buscou informações e orientações sobre outros serviços. "O mais importante é que é de graça", disse.

Já a aposentada Márcia Utz foi buscar informações sobre exames pré-câncer e ficou muito satisfeita com o atendimento. "Já sei os exames que preciso fazer", disse ela. "É bacana porque em um só lugar tenho vários serviços juntos", disse ela.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Igrejinha, Mara Marca, foi voluntária todo o dia no estante do órgão. "Além de tirar dúvidas da comunidade também coloco o Conselho Tutelar á disposição de todos", disse.

O show de Lucas e Felipe encerrou o evento ainda com grande público. Em 2014, a Ação Global sera realizada em Rio Grande.

Publicado sábado, 18 de Maio de 2013 - 0h00