Você está aqui

Alunas de Escola Sesi de Ensino Médio apresentam projeto em feira virtual

Em tempo de coronavírus, a produção dos alunos da Escola Sesi de Ensino Médio não para, mesmo de forma virtual. Um exemplo é o grupo de três alunas de  Sapucaia do Sul que apresentou via internet um projeto na 18ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) nesta semana. As estudantes se classificaram para a feira, que ocorre anualmente na Universidade de São Paulo (USP), e incentiva a criatividade e reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. A edição deste ano, que inclui 345 projetos de 27 unidades da federação, segue até o dia 4 de abril com palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação de forma remota. 

O projeto classificado é das estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Josyane Cardozo, Karen Duarte e Mariana Feijó, com a orientação das professoras Eduarda Borba Fehlberg e Rayza Oliveira Echeverria. O projeto leva o nome de "Produção de Artigos Têxteis Provenientes de Cascas e Folhas de Fibras Vegetais com o Auxílio de Gogo Board como Ferramenta para a Automatização do Processo de Tecelagem" e vem sendo desenvolvido desde o início de 2019. Já passou por diversas etapas. "Os avaliadores se disseram impressionados com a extensão do nosso projeto e como englobamos todo o processo de produção têxtil. Foi uma experiência incrível sermos avaliadas por ele e também algo muito diferente apresentar via chamada de vídeo", conta Mariana. 

O objetivo principal do projeto foi utilizar determinados resíduos naturais para a confecção e tingimento de artigos têxteis sustentáveis e analisar o potencial das fibras provenientes das folhas e cascas da banana, abacaxi e da espada de São Jorge como matéria-prima. Ainda, foram construídos dois protótipos para automatizar uma etapa do processo têxtil, um deles utilizando a placa GoGo board. Na próxima segunda-feira (30), as estudantes passam pela segunda banca examinadora e aguardam o resultado.

A participação e o reconhecimento de projetos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da escola de Pelotas, foram mais de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional – incluindo as áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia. Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da escola – são incentivados e desenvolvidos a partir da proposta pedagógica.

Publicado sexta-feira, 27 de Março de 2020 - 16h16