As Seletivas WorldSkills iniciam na próxima semana (de 18 a 22 de setembro) com a participação de oito alunos do Senai gaúcho. Fernando Lima Mansur, do Senai Canoas, vai participar da disputa em Eletrônica; Rafael dos Santos Machado e Saymon Torres, do Instituto de Mecatrônica de Caxias do Sul, competem em Indústria 4.0, e Gustavo Colares e Lucas Goelzer, do Senai de Garibaldi, em Integração de Sistemas Robóticos. As três ocupações terão as provas em Contagem (MG). Já a dupla Jorge Marcelo Bortoletti e Samuel Ferreira Santos, do Senai Porto Alegre, competem de forma on-line em Segurança Cibernética, assim como João Vitor Medeiros da Cruz, que vai disputar Tornearia CNC. Os alunos integram a equipe de 23 estudantes do Senai-RS que tentam uma vaga na equipe brasileira para participação na WorldSkills Lyon 2024.
O Rio Grande do Sul terá estudantes competindo em 18 ocupações. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.
Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países. O Brasil figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.