Alunos do Senai São Leopoldo se destacaram na Infomatrix Brasil 2025, a mais importante competição nacional de projetos de ciência e tecnologia, realizada entre terça (16) e sexta-feira (19) na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Florianópolis. Todos os cinco projetos apresentados pelo grupo foram premiados, dominando completamente o pódio na categoria Ciências Aplicadas e vencendo o principal prêmio da competição.
O maior reconhecimento veio com o projeto "O uso de redes neurais como auxílio no diagnóstico de retinoblastoma infantil", desenvolvido pelos estudantes Andrei Vinícius Krug e Yuri Mendes Beck, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. A dupla conquistou o prêmio Platina, a maior distinção da feira, além de credencial para representar o Brasil na Infomatrix Romênia e garantir publicação na Revista Abric. O projeto utiliza redes neurais para auxiliar no diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil, um tipo raro de câncer ocular que se desenvolve na retina.
Julia Peixoto Rodrigues, também do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Aplicadas com "Life-Pulse: assistente automatizado de reanimação cardiopulmonar". Além do ouro, ela recebeu o Prêmio Abric e credencial para competir na Infomatrix Reino Unido.
Murilo Paz da Luz, do curso Técnico em Automação Industrial, garantiu o segundo lugar na categoria Ciências Aplicadas com "Inclu-type: tecnologia assistiva para navegação digital e comunicação pós-AVC". Fechando o pódio está o projeto "Troponimetro: dispositivo medidor de troponina", desenvolvido por Dimitri Lopes, Isabelli Paulino Hoffmann e Paula Fernanda da Silva Bueno, todos do curso Técnico em Automação Industrial. A solução, que credenciou o trio para a Infomatrix Colômbia consiste em um equipamento para medir a troponina, complexo de proteínas que podem indicar lesões no músculo cardíaco.