Você está aqui

Área de Petróleo e Gás conta com laboratório 3D

O Senai inaugurou o laboratório 3D − Área Petróleo e Gás, na Escola de Educação Profissional Senai Nilo Bettanin, em Esteio. Trata-se de um projeto de cunho nacional (com a participação da Bahia e do Rio Grande do Sul), apoiado pelo Senai Nacional, por meio do 5º Edital de Projetos Estratégicos Senai. Tem como objetivo desenvolver modelagem de equipamentos, tubulações, dutos, estruturas e suportes, até um novo aplicativo de criação de plataformas.

Com o laboratório também será possível elaborar fluxogramas de processo com o uso de diferentes ferramentas que podem ser consolidados dentro de um único modelo esquemático, o qual é gerenciado no ambiente do PDMS (Plant Design Management System) que é uma ferramenta líder para projetos de plantas. "Trata-se de um grande passo no sentido de atender as empresas para a área de petróleo e gás, envolvendo o Pré-Sal e o Programa Nacional de Mobilização Industrial do Petróleo, em sintonia com o Sistema FIERGS", afirmou o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa.

O laboratório em 3D é usado pela Petrobras em todos os projetos e modernizações realizados em suas plantas, tanto on shore como em off shore, também utilizadas por empresas de engenharia que prestam serviços para o segmento petroquímico, papel e celulose, entre outros. Ele permite o gerenciamento das informações de uma forma muito abrangente. Através deste sistema é possível uma maior capacidade de centralização de informações, compartilhamento de dados para múltiplas localidades, compatibilidade com qualquer sistema que exporte para o formato ISO 15926.

Publicado sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 - 0h00