Você está aqui

O Brasil ficou entre os países com a melhor educação profissional do mundo. A delegação brasileira de 63 jovens conquistou o terceiro lugar no ranking geral de pontos da WorldSkills 2019, a olimpíada mundial de profissões técnicas. A cerimônia de premiação e encerramento ocorreu  nesta terça-feira (27), na Arena Kazan, um dos estádios da Copa do Mundo realizada pela Rússia. Após quatro dias de provas em 56 modalidades que reproduziram o dia-a-dia do mercado de trabalho, disputadas com 62 países os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze, e 28 certificados de excelência, em áreas estratégicas para a indústria do futuro. O aluno do Senai de Sapucaia do Sul, Carlos Brys, foi o terceiro colocado em Instalações Elétricas Prediais. Outros três alunos gaúchos conquistaram Certificado de Excelência: Andressa Batista de Souza (Tecnologia de Mídia Impressa), do Senai Artes Gráficas de Porto Alegre, e a dupla Cristiano Nunes e Emérson Lemes (Robótica Móvel), do Senai Santa Cruz do Sul. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é a instituição brasileira oficial na competição, treinou 56 jovens e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi responsável por outros sete. “A WorldSkills é a excelência mundial da educação profissional. É uma oportunidade de ver como estamos frente à educação profissional no mundo e como ainda precisamos evoluir. A transformação no mundo do trabalho está modificando também a educação e estamos atentos a essas mudanças. Os alunos do Senai estão de parabéns pois pontuaram muito bem e ficamos com a terceira colocação”, afirmou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que acompanhou a competição em Kazan.   

Nesta edição, 1.354 jovens de 63 países participaram do torneio. A China, que sediará a próxima WorldSkills, em 2021, na cidade de Xangai, ficou em primeiro lugar no ranking de pontos totais. A Rússia, a anfitriã do torneio, abocanhou a segunda posição. A Coreia do Sul ficou em quarto. A delegação brasileira tem se estabelecido entre as equipes mais vitoriosas da competição. Foi a grande campeã quando o evento ocorreu em São Paulo, em 2015, pela primeira vez em um país da América Latina. Na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, alcançou o segundo lugar.

A WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em um país diferente. Cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.

Campeões da WorldSkills Kazan 2019
Ranking por pontos:

  1. China
  2. Rússia
  3. Brasil
  4. Coréia do Sul
  5. Taiwan
Publicado Terça-feira, 27 de Agosto de 2019 - 17h17