Com o objetivo de desenvolver futuros líderes, e focado no associativismo sustentável com capacidade de diálogo e pensamento crítico, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Futuras Lideranças (Conlider), com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), iniciou nessa quarta-feira (5) o Ciclo Online de Formação de Liderança. A aula inaugural teve a participação dos presidentes da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), Gedeão Pereira; da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), Luiz Carlos Bohn; e do governador Eduardo Leite. Petry destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Futuras Lideranças (Comlider) nos últimos anos, prova disso é a transformação deste Comitê em Conselho de Futuras Lideranças a partir de sua segunda gestão, iniciada no mês passado, bem como  a inclusão de jovens lideranças oriundas do Comlider nas novas diretorias da FIERGS e do CIERGS. “São as pessoas que vão dirigir as empresas em um futuro próximo, em cinco ou dez anos, bem preparadas”, disse.

Gilberto Petry chamou a atenção também para a importância do associativismo, e o trabalho desenvolvido em união entre entidades empresariais como a FIERGS, a Farsul e a Fecomércio em busca de objetivos comuns que beneficiem o conjunto da sociedade.

Em depoimento, o governador Eduardo Leite ressaltou não ser apenas por meio da vida pública que se pode fazer o bem às pessoas. “Cada um escolhe o caminho que quer atuar e ter um impacto positivo à sociedade. Você pode ter um impacto positivo sendo um bom profissional liberal, um bom empresário, um bom empreendedor, gerando emprego, renda e riqueza, com visão de responsabilidade social e corporativa”, destacou Leite. “Seja qual for a atividade em que se envolverem, é fundamental ter o olhar para as políticas públicas, para a forma como o governo vai se comportar, e dessa forma agir para interferir positivamente nas ações do governo”.

A aula inaugural foi conduzida pelo coordenador do Conlider, Alexandre De Carli, com a participação do vice-coordenador, Rodrigo Petry, e teve a participação também do presidente do Cindes Jovem da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Renzo Colnago; e da gerente-executiva de Associativismo e Negócios da Confederação nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcanti. Eles trataram sobre a importância de somar esforços na ampliação da agenda de formação de jovens e futuras lideranças em todas as Federações.

O Cilclo Online de Formação de Liderança prosseguirá com aulas às quartas-feiras, das 19h30min às 21h30min, com mais 30 minutos de networking pela plataforma Zoom. Os temas abordados serão Futurismo, Governança, Novos Modelos de Negócios, Gestão Ágil, Diálogo, Negociação e Persuasão, Criatividade e Liderando a Si Mesmo.

Publicado quinta-feira, 6 de Agosto de 2020 - 15h15