O presidente da FIERGS e do Simers, Claudio Bier, foi homenageado com a medalha Assis Brasil, concedida pelo Governo do Estado, por sua luta para promover a Expointer por meio da liderança junto ao Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), e por sua atuação no setor de máquinas agrícolas, que se tornou protagonista na feira. Foi na manhã desta sexta-feira, durante a abertura do evento, em Esteio. Bier afirmou que na edição deste ano contou com o desafio de colocar em condições um parque inundado. "Queríamos com a realização da Expointer mostrar que podíamos, sim, recuperar o Estado", afirmou. "Falei com os industriais para trazerem suas máquinas que seria a feira da retomada. Temos obrigação de ajudar o Rio Grande. A edição está sendo um sucesso."
Ele lembrou ainda que a recuperação do RS faz parte de um de seus pilares do mandato à frente da FIERGS. "Nossa gestão terá atenção especial às indústrias que têm até 20 funcionários e que chegam a 44 mil no Rio Grande do Sul", disse.
A entrega da medalha, realizada todos os anos no dia da abertura da Expointer, foi feita a Bier pelo governador Eduardo Leite. Criada em 1973 por decreto, é a maior honraria do Estado do Rio Grande do Sul concedida a personalidades que tenham se destacado por serviços de excepcional mérito na agricultura e na pecuária. A cerimônia contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.