A nova sede do Centro de Formação Profissional do Senai, em Ibirubá, foi entregue à comunidade nesta sexta-feira (23) pelo presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. Com equipamentos de última geração, a unidade vai capacitar profissionais nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, soldagem e gestão. O espaço foi equipado com máquinas voltadas à transformação mecânica e eletroeletrônica, sala de informática moderna e recursos de TI, focados na simulação e no desenvolvimento de projetos nas áreas atendidas.
Durante a solenidade de inauguração, que reuniu representantes de indústrias, entidades e gestão municipal, Bier destacou a importância do ensino profissionalizante para enfrentar um dos principais desafios da indústria atualmente: a falta de mão de obra. “O investimento na formação dos jovens e no fortalecimento da indústria regional é essencial para impulsionar nossas empresas”, afirmou.
Conforme a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, o investimento na nova unidade é reflexo da intensa atividade industrial na cidade. “A escola era menor, mas um município com essa pujança econômica merece a ampliação”, refletiu. De acordo com a diretora, a indústria representa 56% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.
Susana ressaltou, ainda, que o método de aprendizagem do Centro de Formação Profissional Senai aproxima os alunos do mercado de trabalho. “É um modelo muito interessante, nos dá a possibilidade de fazer mais pela indústria que precisa de mão de obra.” A unidade irá receber, nos próximos meses, máquinas de estamparia, que, segundo a diretora, é um dos setores que mais demanda profissionais na região.