Você está aqui

Concertos Sesi 2007 encerra com recital de Arnaldo Cohen

Pianista irá apresentar, no Teatro do Sesi, obras de Beethoven e Liszt

A temporada 2007 dos Concertos Sesi será encerrada com a apresentação de um dos mais importantes músicos brasileiros. Arnaldo Cohen será o destaque do programa Noites Pianísticas, no dia 9 de dezembro, às 19h, no Teatro do Sesi. O pianista irá executar obras de Beethoven (Patética e Aurora) e Liszt (Sonata em si menor). A direção artística dos Concertos Sesi é de Miguel Proença.

Arnaldo Cohen apresenta-se pelo mundo como solista das mais importantes orquestras. Em 2004 tornou-se o primeiro músico brasileiro a assumir uma cátedra vitalícia na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Na Inglaterra, Cohen lecionou nos departamentos de pós-graduação da Royal Academy of Music, em Londres, e do Royal Northern College of Music, onde foi agraciado com o título de Honorary Fellow daquela instituição.

A BBC Magazine definiu-o como um "raro fenômeno". Para o selo sueco BIS, Cohen gravou um CD dedicado inteiramente à música brasileira e sobre essa gravação, o crítico do jornal inglês The Times escreveu: "Cohen é possuidor de uma técnica extraordinária e capaz de chamuscar as teclas do piano ou derreter nossos corações".

No ano passado, a revista Gramophone, bíblia do mercado fonográfico, escolheu a gravação de Cohen para o selo BIS, com obras de Liszt, para integrar a prestigiosa e seleta lista do "Editor‘s Choice" e justificou: "Sua interpretação de Liszt não fica nada a dever à famosa gravação feita por Horowitz tanto em cores como em temperamento. Sua maturidade musical e virtuosidade estonteante o colocam na mesma categoria de Richter."

Ainda em 2007 será lançado mais um CD de Cohen. No repertório, os dois concertos de Liszt e a Totentanz, acompanhados pela Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP), regida por John Neschling. Planos para o futuro incluem uma parceria com a OSESP para a gravação ao vivo de todos os concertos para piano e orquestra de Rachmaninoff.

Os destaques da última temporada incluem apresentações de Cohen como solista das orquestras, entre outras, de Cleveland, Filadélfia e Los Angeles. Em dezembro de 2006, o crítico Steve Smith do New York Times resumiu a arte de Cohen: "Com uma técnica infalível, sua performance foi um modelo de equilíbrio e de imaginação." Yehudi Menuhin, um dos mais importantes músicos do século 20, foi mais longe: "Arnaldo Cohen é um dos mais extraordinários pianistas que já ouvi".

PROGRAMA:

Beethoven - Sonata op. 13 (Patética)

Grave - Allegro di molto e con brio

Adagio cantabile

Rondo - Allegro

Bethoven - Sonata op. 53 (Aurora)

Allegro con brio

Introduzione. Adagio molto

Rondo - Allegretto moderato - Prestissimo

Liszt - Sonata em si menor

Publicado segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007 - 0h00