Confiança da indústria gaúcha é fraca em fevereiro

A confiança do industrial gaúcho em fevereiro atingiu 55,4 pontos, de um total de 100, e refletiu as incertezas em relação ao ambiente econômico. Apesar de ter crescido 1,2 ponto ante janeiro, o indicador sugere um sentimento bem menos positivo se comparado ao mesmo mês nos últimos dois anos, quando média ficou em 64 pontos. "A conjuntura desfavorável devido a forte concorrência com importados, o câmbio valorizado e as dificuldades no cenário internacional continuam impactando negativamente nos empresários", destacou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, nesta quarta-feira (29).

O resultado do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), realizado pela FIERGS, aponta que as condições atuais na empresa e na economia gaúcha e brasileira pioraram nos últimos seis meses. Neste componente do ICEI-RS, que recuou de 48,6 pontos em janeiro para 47,7 pontos em fevereiro, os entrevistados mostraram pessimismo. "Desta forma, deverá haver mais cautela em relação às decisões de investimentos, contratações e compras de matérias-primas, o que sinaliza uma atividade industrial ainda fraca no curto prazo", avaliou Müller.

Já o item de expectativas para os próximos seis meses atingiu 59,2 pontos, indicando um otimismo moderado. A maioria dos industriais (55,6%) disse que a atual situação de incertezas continuará, enquanto 10,6% aguardam uma piora. Para 33,8%, o cenário irá melhorar.

Elaborado mensalmente pela FIERGS, o ICEI-RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima 50 pontos significa maior confiança e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012 - 0h00