Confiança do empresário gaúcho é a maior desde março de 2011

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) cresceu 1,9 ponto entre outubro e novembro, a quinta elevação seguida. Ao atingir 59 pontos, alcançou o maior valor desde março de 2011. “A nova alta da confiança em novembro sinaliza que a gradual recuperação da atividade da indústria gaúcha segue em curso, ainda mais se considerarmos o quinto mês consecutivo de aumento neste índice, o que sinaliza também com alguma aceleração nos próximos meses”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. O valor acima de 50 pontos revela confiança e a tendência crescente mostra que ela está cada vez mais disseminada entre os empresários gaúchos, observa Petry.

O ICEI-RS leva em conta as condições atuais e as expectativas tanto para a economia brasileira quanto para a própria empresa. Outro ponto a indicar uma evolução gradativa na percepção dos empresários gaúchos é que todos os indicadores em novembro avançaram na comparação com outubro e estão acima dos 50 pontos, que expressam condições melhores e expectativas otimistas. “O empresariado do Rio Grande do Sul, porém, percebe que o atual processo de recuperação do País só se consolidará com ajustes na economia e avanços nas reformas”, ressalta o presidente da FIERGS.

Na avaliação dos empresários sobre as condições atuais, o índice ficou em 55 pontos em novembro, ante 53,2 em outubro. É o maior valor desde outubro de 2010.  Em relação à economia brasileira, passou de 53 para 53,8 pontos, enquanto o que diz respeito à empresa aumentou de 53,4 para 55,8 pontos. As condições da economia não eram tão favoráveis desde novembro de 2010 e as das empresas desde junho do mesmo ano.

EXPECTATIVAS
A consequência das condições mais favoráveis se reflete em novembro no Índice de Expectativas para os próximos seis meses, com um avanço para 60,9 pontos, 1,8 a mais do que em outubro. Houve igualmente alta de 1,5 ponto no subcomponente de expectativas com a economia brasileira (55,9 pontos) e de 1,6 ponto no das empresas (63,5). O percentual de empresários otimistas com a economia brasileira é de 38,4%, quase três vezes maior que o de pessimistas (13,6%).

No levantamento do ICEI-RS de novembro, foram consultadas 255 empresas no Estado, sendo 64 pequenas, 93 médias e 98 grandes, entre os dias 1º e 14.

Publicado Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 - 16h16