Você está aqui

Confiança dos industriais gaúchos é a menor desde 2006

A confiança dos industriais gaúchos em relação aos seus negócios é a menor desde outubro de 2006. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta segunda-feira (18). O indicador trimestral registrou 54 pontos, seis a menos que a pesquisa anterior, realizada em abril. Valores abaixo de 50 indicam o nível de pessimismo e, acima disso, apontam o de otimismo.

De acordo com o levantamento, a menor confiança reflete, principalmente, a percepção negativa em relação à situação atual da economia brasileira, cujo índice ficou em 48 pontos. O indicador que mede a expectativa dos industriais para os próximos seis meses também caiu, mas ainda está num patamar positivo, em 57 pontos. Porém, é o valor mais baixo desde julho de 2006. "Os resultados já estão mostrando o sentimento do empresário com a alta dos juros, dos preços mais elevados das matérias-primas e do câmbio valorizado, que devem influenciar os negócios no Rio Grande do Sul ao longo do próximo semestre", explica o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O levantamento mostra ainda que os principais problemas enfrentados pelas indústrias gaúchas no último trimestre continuam concentrados na elevada carga tributária (na opinião de 61% dos entrevistados), no alto custo da matéria-prima (49,5%), na competição acirrada de mercado (45,7%) e na taxa de câmbio (36,2%). Esses fatores, segundo Tigre, foram determinantes para que a maioria dos entrevistados mantivesse uma perspectiva ruim para as margens de lucro no ano, influenciando o resultado final da pesquisa.

Apesar de uma expectativa mais baixa para os próximos seis meses, os empresários acreditam que a demanda por produtos continue positiva, resultado um pouco diferente do verificado para as exportações. "A pesquisa confirma que a confiança dos industriais está baseada no crescimento do mercado interno", avalia Tigre.

Publicado segunda-feira, 18 de Agosto de 2008 - 0h00