Você está aqui

Consultoria para Educação de Qualidade do Sesi está em 21 municípios gaúchos este ano

A Consultoria para Educação de Qualidade, elaborada pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), está sendo implantada em 21 municípios gaúchos este ano. O programa, que tem como objetivo melhorar os indicadores de qualidade no ensino, tais como de aprendizagem, aprovação, permanência dos estudantes na escola e adequação idade-série, vai atingir 500 escolas municipais, abrangendo 127 mil alunos e 11,5 mil professores. Soledade, Espumoso, Tapera, Canela, Taquara, Santa Maria, Palmeira das Missões, Rio Grande, Cachoeirinha, Ijuí, Frederico Westphalen, Tupanciretã, Eldorado do Sul, Sapucaia do Sul, Pinheiro Machado, Candiota, Charqueadas, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Maçambará e Gravataí são as cidades abrangidas.

A iniciativa está inserida na filosofia do Sistema FIERGS, divulgado pela campanha institucional, de priorizar a educação como base para a inovação e o crescimento. "A educação é indispensável para o avanço econômico, a mudança social e a valorização pessoal, constituindo-se como um dos principais pilares para o desenvolvimento sustentável do País e é por meio dela que transformamos projetos em soluções inovadoras", afirma o diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. Com este intuito, o Sistema FIERGS, por meio do Sesi, vem desde 2008 implantando o Programa Consultoria para Educação de Qualidade em diversas cidades.

O trabalho é constituído por quatro encontros de capacitação/consultoria no decorrer do ano para a implantação de uma metodologia de gestão dos processos educativos e é focada em sua melhoria contínua. O Programa atingiu, até 2011, 1311 escolas de todo o Estado e 2,6 mil gestores, alcançando 490 mil alunos e 27 mil professores. Anualmente, acontece a Mostra de Boas Práticas onde as escolas podem mostrar o que foi realizado e seus resultados. A iniciativa do Sesi-RS está alinhada aos propósitos do Sistema FIERGS.

A metodologia, elaborada pelo Sesi do Rio Grande do Sul, também vem ltrapassando fronteiras. Está em 15 Estados brasileiros, totalizando 106 escolas que já implementaram o Programa em suas redes de ensino. Além do Rio Grande do Sul, trabalham com a metodologia os Departamentos Regionais do Sesi do Acre, Amazonas, Amapá, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Publicado quarta-feira, 13 de Junho de 2012 - 0h00