
Contraturno Tecnológico, ecossistema integrado de saúde e academia: as novidades do Sistema FIERGS para Panambi
Por meio do Sesi-RS, iniciativas voltadas à comunidade serão inauguradas na sexta-feira (23)
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Por meio do Sesi-RS, iniciativas voltadas à comunidade serão inauguradas na sexta-feira (23)
A partir desta sexta-feira (23), a população de Panambi passará a contar com novas ações do Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), voltadas a promover a saúde do trabalhador e oferecer educação transformadora.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, participam da cerimônia de inauguração da nova estrutura do Contraturno Tecnológico de Panambi e da Academia Sesi da cidade, bem como do lançamento do Projeto ERP Saúde, solução inovadora voltada à gestão da saúde. O evento ocorre às 10h, na Av. Konrad Adenauer, 350.
Para Bier, os esforços representam o foco da atual gestão em promover o acesso à educação e à saúde para os trabalhadores da indústria. “As inaugurações reforçam o nosso compromisso com a educação, a saúde e o desenvolvimento da indústria no noroeste do estado. No próximo domingo, celebraremos o Dia Nacional da Indústria, e nada nos traz mais orgulho do que comemorar esta data mostrando que o Sistema FIERGS, que representa 52 mil indústrias gaúchas, está cada vez mais presente no interior gaúcho”, afirma.
CONTRATURNO TECNOLÓGICO
O Contraturno Tecnológico se caracteriza por desenvolver as competências digitais e tecnológicas necessárias e previstas na base nacional comum curricular, e é ofertado para crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Os espaços em Panambi foram totalmente reformados, com a implantação de uma área multiuso, FabLearn, sala de música e tecnologia, além de uma sala de games e programação. O Contraturno Tecnológico de Panambi já tem mais de 240 matriculados.
No programa, desenvolvem-se habilidades com especial ênfase nas competências digitais e tecnológicas, por meio de oficinas com foco em Steam, uma abordagem das metodologias ativas que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O ponto central é o aluno participar ativamente do aprendizado ao ser instigado a encontrar soluções para um problema de contexto real. A aprendizagem ocorre por meio de prática e experimentação, estimulando a construção da autonomia e o potencial criativo.
O Contraturno Tecnológico do Sesi-RS está aberto à comunidade, com preços diferenciados para dependentes dos trabalhadores da indústria. Em Panambi, a iniciativa inclui convênio com a prefeitura municipal.
ERP SAÚDE
Panambi será a primeira cidade do RS a receber o Projeto Piloto ERP Saúde, um ecossistema integrado voltado à promoção da saúde integral. Serão disponibilizados dois recursos digitais: o aplicativo Saúde Com Você, destinado aos trabalhadores da indústria e seus dependentes, e o portal Saúde da Indústria, voltado para empresas e seus gestores. O projeto foi idealizado para atender às principais demandas dos trabalhadores da indústria, priorizando facilidade de acesso, agilidade no atendimento, autonomia digital, praticidade e confiança no cuidado com a saúde.
A trajetória do Sesi-RS é guiada pela promoção da saúde integral e pelo foco no cuidado e bem-estar dos trabalhadores da indústria e de seus dependentes, que contarão com o app Saúde Com Você, para agendamentos online, acesso a laudos, exames e histórico médico de qualquer área.
Inicialmente com projeto-piloto em Panambi, a implantação do ERP Saúde será realizada de forma gradual no Rio Grande do Sul, com previsão de conclusão em junho de 2026, em todas as 26 unidades de saúde do Sesi-RS.
ACADEMIA SESI
Na mesma data, também será inaugurada a nova estrutura da Academia Sesi em Panambi. Uma das maiores da região, conta com área de aproximadamente 800m², mais de 50 equipamentos e espaço dedicado para aulas coletivas. Entre as modalidades ofertadas estão musculação, HIIT (treino de alta intensidade), jump, pilates solo e treinamento funcional. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, entre 7h e 11h. Trabalhadores da indústria e seus dependentes têm acesso a valores diferenciados. A academia conta com mais de 250 matriculados.