Crise encerra ciclo de crescimento industrial

Desempenho da indústria gaúcha foi divulgado pela FIERGS

A turbulência econômica global atingiu com grande intensidade as indústrias gaúchas em novembro passado e encerrou um ciclo de 25 meses de crescimento. O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) apresentou uma queda de 4,8% em relação ao mesmo período de 2007. "A economia brasileira e gaúcha está sentindo os efeitos da crise e vai exigir um grande esforço, tanto por parte dos empresários quanto dos governos. A capacidade de cada um lidar com ela vai depender das características do setor de atuação, do porte da empresa e dos mercados onde vende os seus produtos. Como já antecipamos, o primeiro quadrimestre de 2009 será o período de acomodação da produção industrial em um novo patamar", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao divulgar os dados nesta quarta-feira (7).

A maioria das variáveis do IDI-RS fechou negativa em novembro. Em comparação com o mesmo mês de 2007, as compras e o faturamento desabaram 15,9% e 11,2%, respectivamente. A utilização da capacidade instalada recuou 3%. Os segmentos com os piores resultados foram Produtos Químicos (- 25%), Metalurgia Básica (- 22%), Couros (-13,4%), Refino de Petróleo (-12,6%), Borracha (-11,2%), Bebidas (-7,8%), Móveis (-6,9%) e Alimentos (-4%).

Já na comparação de novembro com outubro, o desempenho da indústria do Estado caiu 8,8%. Nesta base de análise, todos os indicadores registraram quedas: compras (-24,5%), faturamento (-15,3%), horas trabalhadas na produção (-4%), massa salarial (-3,2%) e utilização da capacidade instalada (-2,1%). O nível de emprego do setor diminuiu 1,2%, o terceiro recuo sucessivo.

"Mas, a superação desse momento difícil, ao mesmo tempo em que se configura como um desafio, também pode criar as bases para um novo ciclo de crescimento", destacou Tigre. Para o industrial, se a crise é um ambiente de oportunidades e de inovações, este deve ser também o ano do governo repensar estímulos, reduzir os impostos e, principalmente, fazer investimentos em infraestrutura, logística, energia e saneamento.

No acumulado do ano, o Índice de Desempenho Industrial no Estado continua refletindo o bom momento econômico dos primeiros nove meses de 2008. A elevação foi de 6,6% de janeiro a novembro, ante igual período de 2007.

Publicado quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009 - 0h00