Edital Gaúcho de Inovação recebe inscrições para a primeira chamada

A quarta edição do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20). Promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras (Anpei), o fomento busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria gaúcha. Nesta edição, o edital está dividido em chamadas, disponíveis no endereço www.egii.com.br.

A chamada de Transformação Industrial apoiará projetos de até R$ 450 mil, para as empresas que desejam desenvolver soluções inovadoras. São mais de 20 linhas temáticas: Agritech, Alimentos e Bebidas, Automação, Bioeconomia, Biotecnologia, Cadeia de Suprimentos, Cidades Inteligentes, Design de Produto, Economia Circular, Edutech, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gamificação, Indústria 4.0, Internet das Coisas (IOT), Logística, Materiais Avançados, Mecatrônica, Meio Ambiente, Nanotecnologia, Química, Polímeros, Sustentabilidade, Soluções Digitais. Podem participar indústrias - grandes, médias, pequenas, micros - contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul e startups de base tecnológicas.

A chamada de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho é uma parceria com o Centro de Inovação em Fatores Psicossociais do Sesi-RS para desenvolvimento e testagem de novas soluções. Os projetos poderão ter recursos de até R$ 500 mil. A partir do estudo das tendências em saúde mental são dez linhas prioritárias: Liderança e Segurança Psicológica, Saúde emocional, Bem-estar 360°, Data-driven para a saúde mental, Vício tecnológico, ESG, engajamento e propósito para o trabalho, Comunicação e literacia em saúde mental, Bem-estar na infância e adolescência, Habilidades para o futuro, Tecnologias digitais imersivas para o bem-estar.

Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi, com apoio durante toda a jornada. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança e do INPI para ações relacionadas a propriedade intelectual.

O Edital Gaúcho de Inovação para Indústria está recebendo inscrições também para a chamada do Bônus Tecnológico Industrial, que tem por objetivo apoiar por meio de recursos o desenvolvimento e /ou aprimoramento tecnológico do MVP (produto mínimo viável) ou prova de conceito. Isto é, o apoio é para levar o protótipo até o mercado. O bônus não tem restrição por área e o valor dos projetos pode chegar a R$ 120 mil, sendo que a empresa aporta apenas 20% do valor.

Publicado sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023 - 12h12