A 22ª edição da Feira Internacional da Construção (Construsul) reúne representantes da construção civil, indústria e varejo, no Centro de Eventos FIERGS. A expectativa de público da organização é de 40 mil pessoas e mais de 300 expositores participam do evento, que encerra na noite dessa sexta-feira (2). “A feira começou com 30% a mais de credenciados em relação ao último ano, aumentando a nossa expectativa otimista de resultados”, pontua o diretor da Sul Eventos, empresa promotora da Construsul, Wilson Richter. O vice-presidente do CIERGS Carlos Alexandre Geyer representou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) na cerimônia oficial de abertura, na terça-feira (30).

O estande do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) apresentou o portfólio de soluções oferecido pela instituição nas áreas de educação, saúde e segurança no trabalho. Uma novidade voltada para o segmento é a Consultoria para a Construção Civil, uma solução completa que verifica o atendimento aos requisitos da Norma Regulamentadora 18 (NR-18) por parte das empresas. O Sesi-RS também apresentou a Unidade Móvel de Normas Regulamentadoras, um simulador que reproduz o ambiente das indústrias em um espaço seguro e controlado, e permite realizar capacitações em Espaço Confinado (NR-33) e Trabalho em Altura (NR-35) no próprio local de trabalho, sem necessidade de deslocamento dos funcionários. “Na empresa onde trabalho, precisamos ir até um local específico para fazer um treinamento em NR 35, teria sido mais interessante uma estrutura ir até o canteiro de obras fazer, os trabalhadores se sentiriam até mais à vontade”, opina o estudante de Segurança e Saúde no Trabalho, Alex dos Santos Moreira.

Foram realizadas, ainda, atividades vivenciais voltadas para a promoção da saúde e bem-estar, além da apresentação do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), Escolas de Ensino Médio e dos cursos de educação continuada, alguns desses programas gratuitos para trabalhadores da indústria, do setor da construção civil e dependentes. Duas soluções criadas por alunos da EJA foram apresentadas no estande do Sesi-RS. Um gabarito para fixação de telas em pilares de concreto, que reduz o risco de acidentes e evita o desperdício de material, foi projetado em sala de aula e já saiu do papel, sendo utilizado por uma empresa do ramo. O outro projeto é um cinto de segurança com sensores que apitam quando o equipamento de proteção individual (EPI) não está fechado corretamente. A Unidade Móvel de Saúde também ofereceu vacinas da gripe para os participantes a preços promocionais.

Durante o evento, houve também o lançamento da Green Tile – telhas fotovoltaicas, resultado do Edital de Inovação para a Indústria de 2017 – do Sesi, Senai e Sebrae, desenvolvido em parceria entre a Forte Indústria, de Canoas, e o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia.

Publicado sexta-feira, 2 de Agosto de 2019 - 16h16