Empresas gaúchas traçam estratégias para inserção internacional

Pequenas e médias empresas do Estado participaram nesta quarta-feira (16), na sede da FIERGS, do workshop Help Desk: Normas e Certificações Internacionais − "O Desafio no Processo de Exportação". "Oportunizamos uma ampla discussão dos desafios para empresas gaúchas exportadoras. Em termos objetivos, o que isso representa para a indústria, as ameaças e oportunidades", disse o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) de Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Cezar Müller.

O painel "Os desafios no processo de exportação no cenário competitivo atual" teve a participação de Alexandre Garrido, da consultoria Sextante, como mediador; de Régis Haubert, diretor superintendente da empresa Exatron; e de Evandro Weber, sócio administrativo da Weber Haus, que apresentaram os casos de internacionalização de suas empresas. A Exatron Indústria Eletrônica, com sede em Porto Alegre, promove soluções em economia de energia e segurança, em produtos como sensores de presença, luminárias de emergência e reles fotoelétricos. Em 2009, a empresa obteve um crescimento de 30% e entre seus clientes encontram-se empresas do Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Canadá. Haubert destaca a importância da participação em feiras, rodadas de negócios e projetos comprador e vendedor para quem busca a inserção no mercado externo.

A mesma estratégia de internacionalização foi utilizada pela cachaçaria Weber Haus, localizada em Ivoti. Segundo Weber, a participação em feiras em outros países e pesquisas de mercado foram fundamentais antes de abrir o mercado fora do Brasil à cachaça produzida por sua família. Mas ele alerta também serem imprescindíveis para aceitação no exterior a certificação conforme as normas internacionais, o conhecimento da legislação do produto no mercado de atuação desejado e o registro da marca no país no qual passará a atuar. O empresário lembra que para começar a vender para os Estados Unidos foi preciso adaptar o tamanho das garrafas, que no Brasil, são de 700 ml, para 750 ml ou um litro.

Os participantes acompanharam ainda a palestra "Como Superar as Barreiras Técnicas na Exportação", com Alexandre Garrido. Em "Serviços de Informação para a Indústria Gaúcha: o Help Desk Normas e Certificações Internacionais", puderam conhecer também os serviços e produtos oferecidos pela FIERGS, por meio do Centro Internacionais de Negócios (CIN-RS), na área de inteligência competitiva, que auxiliam empresas do Rio Grande do Sul a entrarem no mercado internacional.

O workshop foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), tendo como executora a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Comissão Europeia.

Publicado quarta-feira, 16 de Junho de 2010 - 0h00