A edição 2024 do Encontro Sindical do Sistema FIERGS reuniu representantes de Sindicatos de diferentes regiões do Estado, na sede da entidade, nesta quinta-feira (12). Um momento de rever os resultados do ano que está terminando e iniciar os preparativos para enfrentar os desafios de 2025. Na abertura do evento, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou que a missão da entidade só é possível graças à dedicação de cada Sindicato. “Vocês trazem as demandas e perspectivas que moldam o presente e o futuro da indústria. As enchentes trouxeram sofrimento, mas também mostraram a força da nossa união. Muitos lideraram ações para apoiar comunidades e empresas, demonstrando o verdadeiro espírito da indústria: solidariedade, adaptação e compromisso. Unidos, superamos limites, posicionando nossas indústrias como referência em qualidade, competitividade e responsabilidade social”, declarou Bier.
Já a diretora de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, reforçou os quatro pilares definidos pela atual gestão. “A competitividade é sobre garantir que a gente consiga crescer e se destacar, sem perder a essência de quem somos. A inovação, não como tecnologia ou grandes laboratórios, pode ser uma ideia simples que resolve um problema. E só conseguimos inovar de verdade quando escutamos, quando aprendemos com quem está na linha de frente – vocês e as empresas que representam”, refletiu a diretora. Também mencionou que o terceiro pilar, a retenção de talentos, mostra a importância de pessoas preparadas para os desafios e as mudanças. “E temos a reconstrução. Sabemos que o cenário não está fácil, mas quando caímos, levantamos mais fortes. E, mais do que isso, levantamos juntos”, finalizou Ana Paula.
A gerente da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) da FIERGS, Patrícia Manica, apresentou alguns dos principais serviços oferecidos aos 107 sindicatos filiados à FIERGS. Entre eles, estão ações técnicas, como o apoio às negociações coletivas, assessoria e consultoria jurídica, suporte institucional e de comunicação, bem como eventos de qualificação e troca de conhecimento, entre eles o Congresso Sindical da Indústria, as visitas técnicas a empresas e feiras de negócios.