O Sistema FIERGS apresentou, nesta quarta-feira (7), as principais iniciativas que têm desenvolvido para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio de 2024. Durante a conferência RS Mais Forte, evento promovido pelo governo do estado em parceria com o Instituto Caldeira para um balanço das ações, o gerente da Divisão de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi, Gustavo Hoppen, destacou as estratégias do Sesi-RS e do Senai-RS em três frentes: assistência, restabelecimento e reconstrução.
Conforme apresentou no Caldeira, o Sesi-RS recebeu aporte de R$ 65 milhões do Conselho Nacional do Sesi para viabilizar um projeto com ações voltadas à saúde e à educação das populações atingidas. Na fase de assistência, foram acolhidas mais de 2,6 mil pessoas, além de 99 mil cestas básicas distribuídas a trabalhadores e à comunidade em geral. Também foram doados 42 mil itens e realizadas 5 mil horas de apoio psicossocial a educadores, estudantes e famílias.
“Na saúde, vale destacar que foram realizados mais de 418 mil atendimentos em 20 municípios, por meio de 90 unidades provisórias, entre tendas e estruturas móveis, com o envolvimento de mais de 200 profissionais”, relatou Hoppen.
Na etapa de restabelecimento, o Sesi colaborou com a reforma de mais de 200 escolas públicas atingidas pelas águas. “Contamos com o alinhamento com diversos níveis do governo, firmando cooperação com secretarias e prefeituras para identificar necessidades”, citou o gerente. A UBS Cerne, em Canoas, foi outro exemplo de auxílio na retomada. A unidade foi totalmente reformada com apoio do Sistema FIERGS, em uma parceria público-privada. Além disso, mais de 100 unidades de saúde receberam equipamentos para compor salas de acolhimento e consultórios odontológicos.
“Participar desse evento reconhece as ações desenvolvidas pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi e do Senai, que ajudaram e continuam ajudando as pessoas afetadas pelas enchentes. Isso também demonstra a força do setor industrial do Rio Grande do Sul na reconstrução do estado”, afirmou Hoppen.