O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, afirmou durante o Prêmio Planejamento 2009 do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), nesta segunda-feira (7), que no mapa estratégico do País, no século XXI, o desenvolvimento sustentado é resultado do binômio Educação e Inovação. "Cumpre estimular, valorizar e investir na principal riqueza da Nação: o capital humano. Viver a era da sociedade do conhecimento implica essa convicção", disse ele. O prêmio integra o Programa Consultoria para Educação de Qualidade do Sesi-RS, que em seu segundo ano de atividade, atingiu cerca de 300 escolas estaduais, através de convênio com a Secretaria Estadual de Educação, de cem municípios, alcançando 82 mil alunos e 6 mil professores. O secretário estadual de Educação, Ervino Deon, destacou a importância da parceria com o Sesi-RS a fim de se buscar um ambiente inovador para obter mais qualidade na educação. "São temas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil", salientou, lembrando que premiar a gestão é uma forma de estímulo para as escolas públicas participarem.
A vencedora do Prêmio Planejamento 2009 foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha, de Horizontina. O diretor Nildo Hickmann disse que a escola aprendeu a planejar. "A partir da consultoria pudemos planejar as ações para fazer a prevenção de problemas", contou. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Glória Veronese, de Três de Maio (2º lugar), e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvério da Costa Novo, de São José do Norte (3º lugar) também foram destacadas.
O trabalho da consultoria é constituído por quatro encontros de capacitação/consultoria no decorrer do ano para a implantação de uma metodologia de gestão pela qualidade dos processos educativos e é focada em sua melhoria contínua. As três finalistas foram escolhidas entre os participantes de 2008, e a avaliação foi baseada nos seguintes critérios: construção de missão, visão e valores; envolvimento da comunidade; realização de diagnóstico nas dimensões de ambiente educativo, prática pedagógica, gestão escolar e aprendizagem; cumprimentos das etapas da metodologia com evidências; consistência do plano de ação; ações propostas para reversão dos resultados e registro em relatórios.