Você está aqui

Equipes de robótica participam de amistoso na Escola Sesi de Gravataí

As dez equipes que vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, em São Paulo, participaram de um amistoso realizado no sábado (15), na Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí. Ao longo do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre os projetos desenvolvidos, receber feedback de juízes, apresentação do design dos robôs e também uma dinâmica de integração entre todas as equipes. “Foi um momento de trocas muito ricas para os estudantes, as equipes saíram muito felizes, cheias de ideias e itens para ajustar, e com muitas experiências novas”, avalia a coordenadora do Torneio de Robótica do Sesi no RS, Fernanda Arusievicz.

A etapa nacional, que envolve equipes de todo o Brasil, ocorre entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo. O evento, que conta com a participação de estudantes de 9 a 16 anos, estimula o interesse em disciplinas como ciências, engenharia e matemática em sala de aula, além de questões como a empatia e o respeito ao próximo. O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. As equipes do Sesi-RS classificadas foram  Aventura Legow (Santa Cruz do Sul), Kronos (Gravataí), Conectados (Campo Bom), The Ducks (Sapucaia do Sul) e Sapibótica (Sapiranga). Das escolas públicas, privadas e de equipes de garagem se classificaram Veja (Bento Gonçalves); Tecnoway (Caxias do Sul); Construtores SH (Porto Alegre); Lobóticos (Porto Alegre) e Androids (Esteio).

Desde 2013, o Serviço Social da Indústria é operador oficial do torneio no País, responsável pelas etapas regionais e nacional. Nesse período, foram mais de 17 mil estudantes de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo.

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020 - 15h15