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Escolas de tempo integral e os benefícios ao estudante: um novo modelo de educação

Modelo pedagógico fora do habitual, com uso de eletrônicos em variadas disciplinas nas aulas. As escolas de tempo integral chegaram para mudar o conceito de ensino. Atento a isso, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) propiciou ao público presente no Sesi com@Ciência uma troca de experiências baseadas na multidisciplinaridade, uma das marcas do ensino do futuro. Com o tema Escolas de tempo integral: Várias propostas, um único objetivo, os painelistas Sônia Bier, gerente da área de educação do Sesi-RS, e Fabio Meirelles Castro, coordenador do Núcleo Avançado em Educação (Nave), apresentaram os casos de sucesso das instituições que representam. A mediação dos trabalhos ficou por conta da jornalista Angela Chagas, da Associação de Jornalistas de Educação.

Segundo Castro, o Nave conta atualmente com 500 alunos no Rio de Janeiro e outros 500 em Pernambuco. “Temos um programa de ensino médio integrado ao profissional desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação desses estados. Atuamos no Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. Durante esse tempo, desenvolvemos, também, um hub de formação de professores. Ou seja, os nossos professores recebem docentes da rede pública para auxiliar eles em diversas áreas do conhecimento”. Ele também reiterou o objetivo do Nave na construção de um novo modelo educacional. “Visamos sempre formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais”.

Sesi com@Ciência - Fabio Castro

Crédito foto: Dudu Leal

A gerente da área de educação do Sesi-RS, Sônia Bier, apresentou a plateia a proposta da entidade para o futuro dos jovens. "A multidisciplinaridade é uma das marcas. Adotamos um viés que motiva o desenvolvimento individual dos alunos com dinâmicas coletivas, por meio de aulas de empreendedorismo e robótica por exemplo”. Sônia reiterou que o projeto do Sesi não é formar superalunos, dotados de diversas aptidões. E sim, promover a socialização dessas crianças e adolescentes. “Queremos que eles saiam daqui formados para a vida, capacitados sim, mas principalmente, validando o desenvolvimento oportunizado pelo Sesi. E, para isso, precisamos cada vez mais da atuação dos pais, que eles acompanhem os filhos na caminhada. Realizamos reuniões mensais com os responsáveis e sempre frisamos que não há escolas sem pais”.

O IMPACTO DA GESTÃO NOS RESULTADOS DA ESCOLA
Janaina Barros atua com formação de professores, coordenadores e grupos técnicos de secretarias de educação. Em sua experiência como educadora, da qual chegou a ganhar o Prêmio Educador Nota 10, aprendeu que era preciso cuidar de minorias. Mas engana-se quem pensa que ela está falando de feminismo ou questões de gênero. “Estou falando é dos meninos. Isso mesmo. Em geral, os reprovados e suspensos são meninos. Um gestor que acordar para esse grupo de estudantes em sua escola estará no caminho certo para acertar e se relacionar com toda a escola”, acredita ela, que palestrou no seminário Impacto da Gestão no Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Básica, na programação do Sesi com@Ciência, nessa tgerça-feira (1º).

Sesi com@Ciência - Janaina Barros

Crédito foto: Dudu Leal

Segundo Janaina, o papel do gestor impacta no andamento da escola como um todo, mas não é só operacional. A comunidade escolar percebe envolvimento, engajamento, coerência e se comporta conforme esse gestor se posiciona. “Portanto, um bom gestor é aquele que tem visão geral das coisas e consegue ter clareza em aplicar suas convicções, sim, de acordo com o projeto político que representa, convencendo a todos de que faz o que faz para o bem de todos e não de determinado grupo”, disse ela.  

Para incentivar educadores a serem gestores, a palestrante finalizou sua abordagem mencionando ideias mais humanistas: “O que tem em uma escola é gente. Saber lidar com elas é a chave da história. Vale a pena”.

O Sesi com@Ciência é um encontro com foco em educação que reúne, na segunda e terça-feira, das 9h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS, estudantes, docentes e pesquisadores debatendo junto com a sociedade, analisando e projetando o desenvolvimento do Brasil nesse tema. A expectativa é pela participação de mais de 10 mil pessoas em todas as atividades nos dois dias do evento.

Confira a programação aqui.

Publicado Terça-feira, 1 de Outubro de 2019 - 18h18