Você está aqui

Escolas gaúchas recebem destaque por projetos de cidadania

Estudantes disputaram o Prêmio Construindo a Nação

A utilização de pneus descartados para canalização de esgoto a céu aberto em comunidades carentes de Bagé foi o projeto que deu ao Colégio Presidente Emilio Garrastazu Médici − Fundação Bradesco, do município, o Prêmio Construindo a Nação 2007/2008, na categoria Ensino Médio. A escola, juntamente com as outras destacadas, recebeu a distinção nesta quarta-feira (2) em evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), integrante do Sistema FIERGS, e promovido pelo Instituto Cidadania Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A meta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades em torno de suas escolas.

O vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, disse em seu pronunciamento que todas as escolas participantes são vencedoras, "pois valorizaram atividades que despertam a cidadania e a responsabilidade social nos alunos". "O Prêmio ressalta questões essenciais que definem um bom projeto educacional: o exemplo para a sociedade e a preparação do estudante para a vida", destacou.

"A escola é o nosso primeiro espaço social, é onde aprendemos a ser cidadãos. E ser cidadão é não apenas reivindicar nossos direitos, mas também contribuir para solução de problemas da comunidade", afirmou a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, presente na cerimônia. Ela também parabenizou o Sistema FIERGS e o Instituto Cidadania Brasil pela iniciativa.

Conforme a superintendente do Instituto, Márcia Saab, a intenção da entidade é premiar escolas que façam um trabalho referência, incentivando a participação social de outras. "Este projeto começou em São Paulo e hoje já está em 20 Estados brasileiros", lembrou.

As outras escolas premiadas foram, ainda na categoria Ensino Médio, como Destaque Social, a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, de Caxias do Sul, com o projeto "Brincar para Aprender", e o Instituto Educacional São Judas Tadeu, de Porto Alegre, que inscreveu "Coração Esperança". A Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, de Osório, recebeu Honra ao Mérito por sua "Feira Multidisciplinar de Meio Ambiente".

No Ensino Fundamental, a primeira colocada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, de Santa Rosa, com o projeto "Encontro de Gerações-Aprendizagem e Experiência em Busca da Cidadania". A intenção é a integração, aprendizagem mútua e troca de vivências entre crianças do Ensino Fundamental e idosos da classe noturna de alfabetização de adultos da escola.

A segunda colocada, com "Metamorfose: Quem possui este poder?", foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Brenno Breunig, de Venâncio Aires. Os destaques sociais, na mesma categoria, são "Viver e Ser Feliz na Terceira Idade", da Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz, de Santiago, e "Lixo − Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", da Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Mergen, de Segredo.

INSCRIÇÕES

Durante a cerimônia, foi lançada edição 2008/2009. Todas escolas públicas e privadas do Ensino Médio, Ensino Fundamental e EJA podem participar do concurso. Mais informações poderão ser obtidas através dos site www.institutocidadania.org.br ou pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br. As inscrições poderão ser feitas até 15 de agosto.

Publicado quarta-feira, 2 de Abril de 2008 - 0h00