Escolas recebem distinção por projetos de sustentabilidade ambiental

Sesi-RS e Instituto da Cidadania entregaram o Prêmio Construindo a Nação

A solução de problemas no entorno da comunidade escolar é o começo. São projetos simples, que contêm uma lição de cidadania, disse o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa na cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação 2009-2010, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), e promovido pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil. "O Sistema FIERGS sempre investirá em educação", lembrou ele. A sustentabilidade ambiental norteou os trabalhos vencedores. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. O prêmio é realizado em todo o Brasil.

O presidente do Instituto da Cidadania Brasil, Paulo Saab, destacou que ao participar do prêmio, os alunos já estão fazendo alguma coisa. "Vocês estão mudando suas comunidades. E o meu conselho é que vocês continuem estudando para mais tarde mudar suas cidades, seus Estados, o País e o mundo", afirmou Saab. Durante o evento, o Senai-RS cedeu três bolsas de estudo às escolas vencedoras para cursos de qualificação profissional e o Anhanguera Educacional S/A, três bolsas de pós-graduação aos professores.

No Estado, o primeiro colocado na categoria Ensino Fundamental foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, de Venâncio Aires, com o projeto "Está em suas mãos a força de ser, transformar e recomeçar. O que é preciso e possível mudar?". O trabalho dos alunos buscou a conscientização visando à redução de consumo de água e energia elétrica. Foram feitas visitas orientando a comunidade e todos os alunos envolvidos fizeram um trabalho nas suas casas e na vizinhança. Na mesma categoria, o Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, de Passo Fundo, obteve a segunda colocação com "Grupo Viva Alegria − Armazém da Cultura", um trabalho de voluntariado buscando estimular a leitura entre crianças de uma Casa Lar do município.

Na categoria Ensino Médio, o primeiro colocado foi o Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata, com o projeto "Consumo Consciente x Sustentabilidade". O diferencial da iniciativa foi que além de consumo de energia, os alunos buscaram conscientizar toda a comunidade sobre a importância de consumo responsável, sugerindo que a comunidade reduza o volume de resíduos. Eles ainda fizeram coleta de óleo usado para fazer sabão e promoveram o uso de sacolas retornáveis.

"Perspectivas e Qualidades de Vida" foi o projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo, de Venâncio Aires, escolhida primeira colocada na categoria Educação de Jovens e Adultos. A proposta teve como objetivo de fomentar o empreendedorismo junto aos alunos, visando ao futuro profissional. O trabalho resultou, inclusive, em um programa de rádio que semanalmente leva alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) para falar sobre o tema. O segundo colocado foi o projeto "Em Nossas Mãos, a comunicação não tem limites", do Colégio Estadual Divino Mestre, de Paraí, que buscou a inclusão de alunos deficientes auditivos na comunidade escolar.

INSCRIÇÔES

Todas escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos podem participar do concurso. Na edição deste ano, 51 projetos foram inscritos no Rio Grande do Sul. As inscrições para a edição 2010/2011 poderão ser feitas até o último dia útil de julho pelo site www.institutocidadania.org.br ou pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br. As escolas poderão ainda enviar a ficha de inscrição para Sesi/Desenvolvimento Humano - Avenida Assis Brasil, 8787 − Porto Alegre-RS, CEP 91.140-001.

Publicado quarta-feira, 7 de Abril de 2010 - 0h00