Você está aqui

Educação e desenvolvimento socioeconômico são assuntos em voga no País. Sabendo disso, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) convidou profissionais com ampla experiência no segmento para debater ideias nesta segunda-feira (30), no primeiro dia do Sesi com@Ciência, na FIERGS, em Porto Alegre. O Painel Educação e Desenvolvimento Socioeconômico trouxe à entidade o Felipe Garcia, doutor em Economia; Mariza Abreu, da Academia Brasileira de Educação; e Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia (EUA).

Blikstein, mediador do painel, agradeceu aos presentes e enalteceu o espaço dedicado ao encontro de ideias proporcionado pelo Sesi-RS. Durante a temática, foram discutidos os  rumos da educação no Brasil e o que vislumbram para o futuro. Conforme Garcia, a relação educação e desenvolvimento nunca esteve tão entrelaçada. “Vejam só. O Brasil está envelhecendo e isso é muito preocupante. Nosso PIB cresce menos que o restante do mundo e a nossa população também. Estamos ficando velhos antes de termos ficado ricos. Então, como que os gestores investirão em educação e outras temáticas básicas à nossa população?", disse o doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Sesi com@Ciência - Painel Educação e Desenvolvimento Socioeconômico

Crédito foto: Dudu Leal

Mariza Abreu corroborou com o discurso de Garcia. “Transformamos a escola em um lugar para pobres. Cresceram o número de estudantes e diminuíram sensivelmente os recursos para a educação”, frisou. Mariza Abreu tem experiência na área da Educação com ênfase em Gestão, Planejamento e Financiamento de Políticas Públicas. Ela assegura que a qualidade do ensino é um dos produtos finais da falta de investimento em educação. “Aqui no Rio Grande do Sul, costumeiramente vejo notícias abordando falta de vagas em escolas. Isso é uma mentira. Hoje não faltam vagas nos colégios. Onde não há vagas no Brasil?! Falta interesse do ente público e isso passa pela qualidade das instituições”.

O painel foi uma das atrações do Sesi com@Ciência, um encontro com foco em Educação. Estudantes, docentes e pesquisadores, junto com a sociedade em geral, vão se reunir para expor, analisar e projetar o desenvolvimento do Brasil nesse tema. A expectativa é de mais de 10 mil participantes em todas as atividades nos dias 30 de setembro a 1º de outubro, das 9h às 21h, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Ao longo dos dois dias, serão promovidos debates, vivências, apresentações, palestras e reflexões para o futuro. Todas as atrações têm entrada franca.

Confira a programação aqui.

Publicado segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 - 19h19