Você está aqui

Festival de bonecos leva cultura ao Litoral

O 2º Festival Bonecos do Rio Grande, em Tramandaí, promovido pelo Sistema FIERGS através do Sesi, iniciou a temporada 2008 no sábado, dia 9. A chuva que chegou por volta das 19h não desanimou o público, ansioso pela abertura do evento. O desfile de bonecos gigantes, programado para acontecer ao ar livre, iniciou as atividades no espaço coberto. Mesmo assim, crianças e adultos brincaram com a performance da companhia Gigantes pela Própria Natureza.

Os olhos atentos das crianças expressavam curiosidade diante da apresentação, recheada de cores, formas e malabarismos. Algumas participavam do projeto pela primeira vez e outras voltaram depois do sucesso da edição do ano passado.

Às 21h30min o boneco Macaco Simão anunciou o espetáculo Flicts, baseado no texto do escritor e cartunista Ziraldo, montado pelo grupo Camaleão. Trata-se das aventuras de uma cor diferente de todas as outras, a qual tem como nome o título da peça. Sentindo-se diferente de outras cores, Flicts procura pelo mundo o seu semelhante. De caráter educativo, a história fala sobre exclusão e da busca por aceitação na sociedade. Para Cláudio Camacho, gerente de Operações do Sesi, "o objetivo é apresentar aos veranistas não apenas diversão, mas assuntos de importância social".

Anderson Hoffmeister, vice-prefeito de Tramandaí, discursou na abertura do evento, e ressaltou a importância da iniciativa: "o projeto Sesi Verão traz entretenimento, cultura e lazer às pessoas. Desejamos estender essa parceria também ao período de baixa estação", diz.

Além dos 17 espetáculos de diversos grupos regionais, oficinas culturais completam a programação, sempre com entrada franca, que se estende até o próximo domingo, dia 17. No sábado, dia 16, os visitantes poderão conferir uma apresentação nativista com Luiz Marenco.

Publicado segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008 - 0h00