FIERGS aponta desaceleração no faturamento industrial

Índice de Desempenho Industrial do RS foi divulgado pela entidade

Os quatro primeiros meses de 2008 apresentaram sinais de desaceleração na performance das indústrias gaúchas, segundo o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) divulgado pela FIERGS, nesta terça-feira (3). Apesar do IDI-RS ter crescido 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado, importantes variáveis diminuíram o ritmo de expansão. "Mesmo com o nível de produção ainda em elevação, os sinais de arrefecimento na indústria são claros. O cenário conjuntural é particularmente delicado, pois o setor enfrenta um forte aumento de custos de produção", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre.

O faturamento é uma das variáveis que apresenta desaceleração, passando de uma taxa de crescimento de 10,8% no primeiro quadrimestre de 2007 para 9,6% nesse início de ano. A previsão é de que até o final de 2008, a expansão fique em 7,4%, ante 11,5% contabilizado nos doze meses de 2007. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, a utilização da capacidade instalada e as compras também devem chegar ao final de 2008 com uma taxa de elevação inferior à registrada no ano passado, 2,8% e 10,2% respectivamente. Em 2007, esses percentuais foram de 3,2% e 12,1%.

Paulo Tigre salienta que o cenário é mais positivo nos índices relacionados ao mercado de trabalho. Nos quatro primeiros meses, o emprego aumentou 2,5 vezes além do registrado no ano passado, subindo 4,3%, a maior variação para o período desde 2001. "O crescimento da atividade produtiva repercute intensamente na geração de emprego nas empresas", disse o industrial. A pesquisa da FIERGS apontou ainda que 68,6% das indústrias gaúchas intensificaram suas contratações. Seguindo na mesma direção, a remuneração paga aos trabalhadores teve uma majoração de 12,6% no acumulado do ano, apontando um resultado acima do faturamento.

Em termos setoriais, as maiores contribuições para o desempenho do IDI-RS vieram de Máquinas e Equipamentos (29,9%), Veículos Automotores (19,6%) e Alimentos (13%). Esses setores juntos responderam por dois terços do total da expansão das vendas e pela quase totalidade dos empregos gerados. Já os resultados negativos foram registrados em Couros (-4,6%) e Bebidas (-7,2%).

Exportadores − O indicador que mede o desempenho das indústrias gaúchas focadas nas exportações teve, no primeiro quadrimestre de 2008, um resultado inferior ao registrado pelo setor no Estado. Enquanto a atividade industrial geral cresceu 9,1%, o desempenho das exportadoras aumentou apenas 1,2%. No mesmo período, as vendas e o pessoal ocupado registraram elevação de apenas 3%.

Publicado Terça-feira, 3 de Junho de 2008 - 0h00