FIERGS apresenta Projeto Sul Competitivo ao CDES

Os investimentos prioritários para a qualificação da infraestrutura e logística de cargas no Estado foram apresentados, na tarde desta quarta-feira, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) apresentaram aos conselheiros o Projeto Sul Competitivo, elaborado pela entidade, em parceria com as Federações das Indústrias do Paraná (Fiep) e Santa Catarina (Fiesc) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo faz um diagnóstico das condições dos Estados da Região Sul em termos de infraestrutura e logística e aponta ações e iniciativas que podem destravar gargalos, aprimorar o escoamento da produção para o mercado interno e para exportações, com o objetivo de aumentar a competitividade. "São projetos que perpassam vários governos para serem implementados, com execução prevista para até 2025. Reforçamos que são iniciativas de Estado e não apenas de um governo e que precisam da consciência de toda a sociedade para sua operacionalidade", destacou o presidente da FIERGS e conselheiro do CDES-RS, Heitor José Müller.

De acordo com o industrial, o custo de logística no Rio Grande do Sul alcança até 18% do PIB, índice que atinge apenas 8,5% nos Estados Unidos, por exemplo. "Não há país competitivo sem infraestrutura adequada", observou.

O estudo foi apresentado pelo coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Ricardo Portella que destacou a importÂncia da visão global de investimentos em portos, ferrovias, aeroportos e rodovias. .

O secretário-executivo do CDES, Marcelo Danéris, destacou a parceria do Estado com o governo federal e detalhou as captações feitas pelo governo estadual que asseguraram R$ 2,4 bilhões em infraestrutura, R$ 2,7 bilhões para energia e R$ 4 bilhões para saneamento.

"A iniciativa privada é parceira do governo estadual e esta relação é fundamental para o diálogo que o Executivo mantém com todos os segmentos sociais".

Já o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, apresentou o volume de investimentos privados que estão em andamento no Rio Grande do Sul a partir de um balanço da Sala do Investidor, modelo de atendimento físico e virtual às empresas que desejam buscar oportunidades no Estado, mostrando as vantagens oferecidas para implantação ou ampliação de empreendimentos. "Recepcionamos as empresas com as pastas vinculadas para esclarecer as condições do Estado para a execução dos investimentos.

O saldo nesta área é muito positivo, com mais de R$ 23 bilhões captados através desse mecanismo", afirmou Knijnik.

Publicado quarta-feira, 17 de Abril de 2013 - 0h00