Você está aqui

A decisão  do governo do Estado de manter fechado o comércio das regiões  metropolitanas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha até o dia 30 de abril foi recebida com restrições pela Federação  das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).  "Ė necessário  que ocorra uma flexibilização  para a reabertura dessas lojas, principalmente  as pequenas, que assim como as pequenas indústrias têm mais dificuldades em cumprir seus compromissos,  já que nem todas possuem facilidade  de acesso a linhas  de crédito. Essas precisam da receita da suas vendas diárias. Estão ficando sem fôlego. A decisão  do governo  do Estado deve ser revista", diz o presidente  da FIERGS, Gilberto Porcello Petry,  ressaltando também a preocupação  dos industriais gaúchos  que não conseguem desovar a produção.

Petry observa que deveria ser feita uma reabertura seletiva de lojas que empreguem até  10 pessoas, desde que seguindo os protocolos internacionais de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "No mercado você compra roupa, calçado, até  móvel,  mas nas lojas de bairro não pode. Foge ao razoável", afirma.

O presidente  da FIERGS  destaca que a falta de demanda pode se tornar  irreversível para alguns setores industriais, um exemplo é o caso do segmento de moda. Com a aproximação  do inverno, as lojas continuam fechadas e sem vendas. “Ninguém  vai  encomendar e comprar  se não  sabe se vai vender”, reforça.

Assista abaixo a declaração do presidente da FIERGS.

Publicado quinta-feira, 16 de Abril de 2020 - 13h13