A primeira ação do programa Startup Lab, lançado na última semana pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, é o Projeto Startup Lab Hélice, que está sendo desenvolvido pela SICT com apoio do Instituto Hélice e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). O objetivo é adaptar e implementar a metodologia criada pelo Instituto Hélice, atendendo as demandas das várias regiões do Estado, promovendo a conexão entre grandes empresas industriais e as quase 950 startups gaúchas, fomentando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

O primeiro passo é identificar os protagonistas das oito regiões que tenham interesse em desenvolver o ecossistema em cada uma delas, por meio de conexões com startups. Também serão convidados observadores locais, formados por instituições de ensino e entidades de classe. Juntos, serão definidos os gargalos com aplicação da metodologia que contempla desde o diagnóstico, desafios, lançamento e seleção até a realização do Pitch day. A metodologia define o processo que será utilizado para a obtenção dos resultados do programa, seguindo as fases de uma trilha que culmina na construção de um guia estadual para startups e grandes empresas.

Publicado sexta-feira, 27 de Novembro de 2020 - 10h10