FIERGS e MDA assinam convênio de estudo sobre a competitividade da agroindústria do Estado

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o governo estadual, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) assinaram na tarde desta segunda-feira (23) um acordo de cooperação técnica. O documento prevê a realização de estudo para avaliar a competitividade das cadeias produtivas agroindustriais do frango, suínos e conservas de frutas e hortaliças do Estado. O termo foi assinado durante o seminário "Desafios para o Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul", promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), no Palácio Piratini, com a presença do ministro do MDA, Pepe Vargas.

A partir das análises, desenvolvidas em conjunto com representantes dos setores público e privado que atuam nos três segmentos, serão construídos cenários e definidas ações necessárias para remover os entraves que prejudicam esses setores. A proposta também poderá ser estendida a outras cadeias da agroindústria. O coordenador do Conselho de Agroindústria (Conagro), Marcos Oderich, destacou a importância na união de esforços na busca pela competitividade. "Juntos, tentaremos não só diagnosticar os problemas que envolvem as dificuldades da suinocultura, avicultura e de hortaliças, mas tentaremos buscar caminhos para sua recuperação", avaliou Oderich. Ele afirmou que a FIERGS, por meio do Conagro, está dedicada a contribuir para superar o desafio de tornar a agroindústria gaúcha mais competitiva. "Para fortalecer a renda, gerar empregos e fixar o homem no campo", finalizou.

Publicado Terça-feira, 24 de Julho de 2012 - 0h00