Você está aqui

FIERGS lança cursos de qualificação profissional para pessoas desempregadas

As indústrias gaúchas poderão contar com novos profissionais qualificados por meio de uma iniciativa de capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas. O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, foi lançado nesta terça-feira (10), em parceria com os Sindicatos Industriais filiados à entidade. “O programa objetiva auxiliar diretamente a falta de recursos humanos capacitados para o setor”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, no evento de lançamento, que contou com a presença de presidentes e representantes de Sindicatos Industriais.

De acordo com o dirigente, a proposta é “apoiar os sindicatos na busca de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios de seus associados, buscando elevar a competitividade das indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul”.

Segundo o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado. As indústrias podem encaminhar aos sindicatos as áreas com mais necessidade de profissionais. Para participar do programa, o candidato deve ser indicado por um sindicato da indústria, ter acima de 18 anos, estar desempregado e apresentar a autodeclaração de baixa renda (exigência regimental).

O edital com a relação completa de oportunidades, os critérios para participação e o endereço das unidades estão disponíveis para consulta.

A internacionalização de empresas foi outro tema do encontro sindical. O gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D'Andrea, apresentou a plataforma de comércio exterior em BI (Business Intelligence) desenvolvida pela entidade. Também falou sobre as informações disponíveis e a importância delas na elaboração de iniciativas de exportação, além de detalhar como os sindicatos industriais e as empresas podem acessar os dados. Acesse gratuitamente.

D'Andrea destacou ainda outro serviço, o Mapa de Oportunidades de Exportação, iniciativa da FIERGS para apoiar os sindicatos e as indústrias na elaboração de estratégias em comércio exterior.

MÉRITO INDUSTRIAL E SINDICAL
A FIERGS apresentou também a nova configuração das premiações que tradicionalmente realiza. A partir de 2023, ocorrerá o Prêmio Mérito Industrial e Sindical, com periodicidade bianual. O vice-presidente da FIERGS, Gilberto Ribeiro, afirmou que o objetivo é estimular o desenvolvimento da indústria gaúcha, distinguir empreendedores, projetos inovadores e valorizar os sindicatos industriais.

O prêmio terá três categorias: Empresário Industrial (proprietário ou sócio de indústria), Destaque Sindical (sindicato industrial filiado à FIERGS) e Projeto Inovador (ações ou soluções industriais novas com tecnologia e inovação).

No evento, Gilberto Ribeiro anunciou ainda outra novidade: a criação do Museu da Indústria, localizado na sede da FIERGS, em Porto Alegre. Será um centro de pró-memória, com registros históricos por todos os meios disponíveis (físicos e virtuais).

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 10 de Maio de 2022 - 17h17