Você está aqui

Formação de jovens é debatida na FIERGS

A importância da Educação na formação de jovens talentos foi o tema do encontro Diálogos para o Futuro, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, nesta sexta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Com mediação do gerente de Estágios do IEL Nacional, Ricardo Romeiro, o evento contou com a participação das especialistas em educação e gestão de pessoas. "A formação hoje não pode ser apenas técnica e científica. Também deve ser humana", afirmou Miriam Lacerda, doutora em Educação e especialista em aconselhamento psicopedagógico.

Conforme ela, as maiores competências não estão mais com o sujeito especializado, mas com o que sabe buscar informações, selecioná-las conforme sua demanda e usá-las. "Sabe mais quem tem mais habilidades para lidar com o conhecimento", destacou. "E mais importante, quem tem disposição interna para continuar apreendendo ao longo da vida", concluiu.

A gestora do Instituto de Longevidade®.com, Lisie Lucchese, falou sobre a conexão entre gerações em uma empresa. Ela salientou a importância de um programa de estágio, assim como o relacionamento do estudante com o mentor que deve estimulá-lo a criar. "Deve-se fortalecer os aspectos culturais positivos de uma empresa, assim como tentar terminar com os negativos", disse. Segundo Lisie, é preciso construir uma relação de confiança entre as pessoas, independente da geração que ela faça parte, zelando pela informação do outro e valorizando o que se tem de melhor.

Alessandra Zancanaro, consultora de pessoas e organização da Braskem, defendeu o programa de estágio como estratégico."É a porta de entrada da empresa e como tal deve ser acompanhado e respeitado", alertou. Alessandra disse ainda que na sua empresa os estagiários devem apresentar um projeto aplicativo, sendo que 90% são implantados.

Publicado sexta-feira, 2 de Setembro de 2011 - 0h00